Pesquisadores fazem porcos jogarem videogame

videogame
Publicidade

Após Elon Musk querer condicionar macacos a jogarem videogame controlando tudo com a mente, chegou a vez dos porcos. De acordo com a BBC, os pesquisadores desenvolveram um experimento curioso envolvendo os suínos e um videogame.

Envolvendo os porcos batizados de Hamlet, Omelette, Ebony e Ivory, todos foram treinados para jogar um game simples, usando um joystick parecido ao que se encontra em fliperamas. Os quatro bichos ficaram encarregados de mover um cursor na tela, para que batessem nas paredes em alguns momentos, sendo recompensados com uma bolinha de comida na sequência.

E parece que deu certo o suficiente para “viciarem” os porcos no game improvisado. De acordo com o relatório divulgado, a máquina de comida quebrou durante o teste, mas os bichos continuaram jogando. “Este tipo de estudo é importante porque, como acontece com qualquer ser senciente, a forma como interagimos com os porcos e o que fazemos com eles impacta e importa para eles”, falou a pesquisadora-chefe Candace Croney, à BBC.

porco videogame
Porco jogando videogame (Foto: Candace C. Croney)

Croney afirmou também que “até certo ponto, todos adquiriram a associação entre o joystick e o movimento do cursor”. Os resultados foram diferentes para cada porco, com alguns tendo um desempenho melhor que os outros em determinados momentos, que tiveram seu nível de dificuldade aumentado a cada oportunidade.

Continua depois da publicidade

O curioso experimento pode ter dito muito sobre a inteligência dos animais, mas claro que a recompensa do jogo foi um fator determinante para os porcos, já que depois eles continuaram jogando por causa do incentivo dos pesquisadores.

E diante de macacos jogando psiquicamente e porcos no joystick, quem poderá negar que não haverá, por exemplo, nuvens de mosquitos usando aquelas raquetes que os matam como um controlador de Mario Tennis?

Publicidade
© 2021 Observatório de Games | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade