Publicidade
Vazou

Videogame do Youtube? Empresa já testa serviço semelhante ao Stadia, do Google

O YouTube começou a experimentar uma nova plataforma de jogos online poucos meses depois que o Google desligou o serviço de nuvem Stadia.
Gostou? Compartilhe!
YouTube Playables
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

O YouTube começou a experimentar um novo serviço de jogos online chamado Playables. Esse desenvolvimento chega poucos meses depois que o Google desligou o Stadia, seu projeto lunar de alto nível que tentou, sem sucesso, trazer os jogos em nuvem para o mainstream. A ascensão e queda do Google Stadia levou apenas três anos combinados, com a gigante da tecnologia sendo bastante rápida em abandonar o serviço devido à falta geral de usuários.

Como parte do anúncio de desligamento em setembro de 2022, o ex-chefe do projeto, Phil Harrison, sugeriu que o Google poderia implementar a tecnologia de streaming em nuvem desenvolvida para o Stadia em alguns de seus outros produtos e serviços no futuro. Não está claro se o Playables é a primeira tentativa de tal reaproveitamento, embora a plataforma pareça ter alguma sobreposição com a promessa do Stadia de jogos em nuvem altamente acessíveis.

Sai o Stadia, chega o Playables do YouTube

O YouTube recentemente começou a testar o serviço internamente, conforme informou o The Wall Street Journal, citando um e-mail enviado aos funcionários do Google convidando-os a ingressar no Playables. A solução supostamente permite que os usuários joguem e compartilhem instantaneamente uma variedade de jogos em desktops, smartphones e tablets por meio do aplicativo do YouTube. Diz-se que os dispositivos Android e iOS são suportados no teste interno em andamento.

Continua depois da Publicidade

O tamanho da biblioteca de jogos experimentais do Playables não é claro, com o relatório recém-surgido mencionando apenas um único título, Stack Bounce, que encarrega os jogadores de destruir placas de tijolos com uma bola quicando.

Um exclusivo Android com o mesmo nome está atualmente disponível no Google Play, com sua listagem de loja descrevendo uma premissa semelhante. Supondo que os dois sejam o mesmo, esse detalhe específico sugere que os Playables podem oferecer uma maneira para os desenvolvedores do Android disponibilizarem seus jogos em dispositivos e desktops iOS sem se comprometer com as portas reais.

O Playables terá jogos exclusivos?

Embora o Google Stadia ofereça jogos exclusivos, atualmente não há indicação de que o Playables pretenda fazer o mesmo. O e-mail vazado revelando a existência do serviço não continha informações sobre os planos do YouTube para a plataforma.

Em uma declaração fornecida ao WSJ, um porta-voz da empresa rotulou os jogos como um dos pontos de foco de longo prazo do YouTube que garante experimentação constante, mas se recusou a comentar sobre os jogáveis.

Dado esse estado de coisas, resta saber se o YouTube Playables acabará vendo a luz do dia. Apesar disso, sua própria existência reafirma que o desligamento do Stadia não significou o fim das ambições do Google no espaço de jogos online.

Isso já foi sublinhado por um relatório do início de março afirmando que o Google está trabalhando com editores em novos projetos de jogos em nuvem.

Via: Game Rant/The Wall Street Journal/WSJ

CONTEÚDO RELACIONADO