18 suspeitos são presos em escândalo de lavagem de dinheiro no Twitch

Unidades de crimes cibernéticos da polícia com sede em Istambul prendem 18 suspeitos em uma rodada de batidas em conexão com um esquema de lavagem de dinheiro do Twitch.

Publicado em 18/05/2022 10:38
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O popular site de streaming Twitch não tem tido os melhores tempos ultimamente. Apesar de ser um dos maiores sites de streaming do mundo, a plataforma da Amazon está envolvida em diversas polêmicas, como, por exemplo, suas políticas de conteúdo, acusações de duplo padrão e tratamento de questões relacionadas a fraudes.

Aliás, uma investigação recente agora aumenta ainda mais os problemas do Twitch, pois um grupo de streamers na plataforma foi encontrado envolvido em um esquema de lavagem de dinheiro. Embora seja verdade que as plataformas de streaming tiveram um aumento no declínio desde o ano passado, o Twitch, em particular, teve uma queda notável nos últimos tempos.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Uma grande razão para isso se deve ao tratamento da plataforma de vários problemas, desde questões de compensação até como ela trata os streamers. A situação era tão problemática que várias saídas importantes do Twitch começaram no final de 2021, levando a empresa a fazer mudanças, incluindo uma mudança notável em sua abordagem de monetização.

Agora, as notícias de uma batida policial relacionada a um esquema de lavagem de dinheiro do Twitch colocam os holofotes em uma das áreas mais problemáticas da plataforma. Ontem (17), unidades de crimes cibernéticos da polícia de Istambul realizaram uma onda de batidas, prendendo 18 suspeitos supostamente ligados a um esquema de lavagem de dinheiro turco no Twitch.

Os suspeitos são acusados de colaborar com streamers do Twitch com um grande número de seguidores, onde endossavam os streamers com dinheiro de cartões de crédito e débito roubados por meio da moeda virtual do Titwitch chamada bits. Uma vez que estes são enviados, os suspeitos receberiam o dinheiro em troca dos streamers.

Os detalhes desse golpe vieram à tona em 2021, quando todo o código-fonte do Twitch foi despejado online, onde também incluiu detalhes de pagamento do streamer. O vazamento revelou que certos streamers estavam ganhando muito além do que normalmente ganhariam em comparação com o número de espectadores.

Desde então, os usuários pediam que a empresa Amazon tomasse medidas melhores para impedir que esses tipos de fraudes acontecessem na plataforma. Até agora, o Twitch tomou medidas contra 150 streamers por abusar de suas ferramentas de monetização, que totalizaram US $ 9,8 milhões em dinheiro lavado.

Esta não é a primeira vez que as autoridades turcas realizam operações relacionadas ao golpe. Em janeiro, as autoridades turcas detiveram 40 suspeitos em 11 províncias supostamente ligados ao incidente. Embora não esteja claro até onde essa fraude se estende, a nova onda de batidas fez 58 prisões no total, juntamente com outro suspeito ainda procurado pela polícia.

O tempo dirá como o Twitch responde à situação em meio a uma série de outros problemas na plataforma da gigante do streaming.

Via: Game Rant/DAILY SABAH
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar