Parece coisa de seriado, filme ou até videogame, mas não é. Pesquisadores da Universidade McGill imaginaram um projeto conceitual que promete fazer naves rasgarem o espaço entre Terra e Marte em um tempo absurdo: 45 dias, o que atualmente, na melhor das hipóteses levaria 6 meses.
Veja também:
Contudo, pé no chão na hora imaginar algum humano nesse bonde, já que isso está mais para “iFood”. Isto porque a ideia é focar em cargas que abasteceriam o planeta vermelho. Portanto, o solavanco a que isso estaria submetido seria páreo para coisas e não pessoas.
Como funciona em tese
Haveria uma matriz de laser com 10 metros de largura baseada em solo, aqui na Terra, para impulsionar a nave a partir de um refletor instalado nela. Ali, os feixes superaqueceriam o plasma de hidrogênio para obter a velocidade necessária para chegar a outro planeta.
Após o aceleramento da nave, a coisa tomaria uma velocidade impressionante de 17/s, o que daria para chegar na Lua em apenas 8 horas, só para se ter uma ideia.
Vale lembrar que o projeto está em sua fase conceitual, portanto, nada disso ainda saiu do papel, e está amparado somente em estudos. Por enquanto, é mais fácil no videogame ou no seriado de ficção científica. O conceito do projeto foi apresentado na revista Acta Astronautica.
Fonte: Acta Astronautica, Via Futurism