Publicidade
Daria um jogo

China estreia telejornal com apresentadora virtual munida de IA assustadora para categoria

Gostou? Compartilhe!
Ren jornal chines
Ren Xiaorong, âncora de notícias virtuais de inteligência artificial do People's Daily. (Imagem: Montagem/Reprodução Weibo).
Publicidade

Uma eficiente, precisa, dinâmica e bela jornalista é a mais nova apresentadora de um telejornal chinês. A notícia acima não seria nenhuma novidade no jornalismo se a profissional em questão não tivesse atributos dignos de uma cena de Cyberpunk 2077.

Milhares de jornalista em um só

Trata-se de Ren Xiaorong, uma personagem virtual munida de uma IA que pode soar com ares assustadores para a categoria. Além das questões que já intimidam, como o fato de se tratar de ‘alguém’ que não recebe salário, está disponível 24h por dia e sem férias, o que tem tudo para assustar profissionais do ramo é o fato de Ren contar com uma inteligência artificial (IA) espantosa.

De acordo com a fala da própria personagem, a apresentadora do jornal People’s Daily possui “habilidades profissionais coletadas de milhares de âncoras”, sendo designada a transmitir informações e responder perguntas a partir de um roteiro pré-estabelecido e alinhado aos ideais do Partido Comunista Chinês.

Continua depois da Publicidade

Quais as pautas?

De acordo com o tabloide britânico The Sun, Ren irá responder questões específicas, relacionadas à educação, saúde, moradia, emprego e proteção ambiental. Pelo app do jornal, o internauta ainda pode perguntar à própria Ren sobre notícias sobre as quais ela está habilitada para comentar, como emprego, moradia, prevenção de doenças, dentre outros assuntos que ainda estão sendo evoluídos de acordo com a política local.

Reações

Por enquanto, a super apresentadora ainda não repercutiu o suficiente na categoria para acender alguns alertas. Entretanto, através da hash tag #人民日报AI虚拟主播, alguns internautas já estão se posicionando quanto ao fato disso puder se tornar algo comum pelo mundo.

Não é a primeira

Vale lembrar que Ren Xiaorong não é a primeira apresentadora com essas características, conforme lembra o Weibo. Em 2019, o primeiro apresentador alimentado por IA foi apresentado na 2019 Big Data Expo (#人民日报首位AI虚拟主播#). Guo Guo (果果), também conhecido como Little Guo Guo (小果果), foi baseado no repórter chinês da vida real Guo Xinyu (果欣禹).

Guo Guo e Guo Xinyu. (Imagem: Reprodução Weibo).

Como assistir

Os interessados em interagir com o conteúdo apresentado pela âncora virtual podem acessar esse link.

CONTEÚDO RELACIONADO