Cientistas criam hologramas que você pode tocar e até mesmo apertar as mãos

Hologramas são criados usando o mecanismo de jogo Unity

Publicado em 27/09/2021 14:50
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Pesquisadores da Universidade de Glasgow criaram hologramas que usam jatos de ar conhecidos como ‘aerohaptics‘ para simular a sensação do toque. Embora os hologramas já existam há muito tempo, os interativos que têm massa e podem ser tocados permaneceram no reino da ficção científica. Enquanto os hologramas padrão estão sendo cada vez mais usados ​​comercialmente em uma variedade de setores, os pesquisadores também estão trabalhando em ‘holografia tensorial‘ que poderia trazer a tecnologia para a corrente principal e permitir a criação de hologramas em tempo real para uso em realidade virtual, impressão 3D e muito mais.

O feedback tátil também tem sido amplamente utilizado em dispositivos eletrônicos para fornecer um feedback mais realista em controles de videogame, bem como em terapia de reabilitação após derrames e lesões debilitantes. Também é encontrado na grande maioria dos smartphones e smartwatches modernos que normalmente usam vibrações ao entregar notificações ou para permitir que o usuário saiba que o pressionamento de sua tecla foi acionado. No entanto, a tecnologia varia de um dispositivo para outro e, embora a maioria dos dispositivos use atuadores de massa rotativa excêntrica (ERM), o Taptic Engine da Apple usa um atuador ressonante linear (LRA) em seus MacBooks e iPhones.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Cientistas do grupo de pesquisa de tecnologias de detecção e eletrônica dobráveis da Universidade de Glasgow estão por trás dos novos hologramas que, segundo os pesquisadores, podem permitir que as pessoas apertem a mão de qualquer pessoa virtualmente. Para criar a nova tecnologia, os pesquisadores usaram hardware acessível e prontamente disponível para criar jatos de ar que simulam uma sensação de toque. De acordo com os pesquisadores, a tecnologia até promete tornar um holodeck parecido com Star Trek uma realidade algum dia, embora eles também avisem que é improvável que isso aconteça tão cedo.

Os hologramas são criados usando o mecanismo de jogo Unity

A invenção pode revolucionar os aplicativos de realidade virtual e aumentada porque, ao contrário do feedback tátil nas implementações tradicionais de VR e AR, os hologramas sensoriais de toque não requerem um controle de mão ou luvas inteligentes para produzir o sentido do tato. Em vez disso, ele usa um bico que sopra ar em resposta aos movimentos das mãos do usuário. De acordo com os pesquisadores, o sistema usa vidro e espelhos para projetar o holograma 2D, enquanto o software por trás da tecnologia é o motor de videogame multiplataforma Unity, que também é usado por uma variedade de indústrias, incluindo automotiva, arquitetura, engenharia e construção.

Para demonstrar o sistema aerofático, os pesquisadores criaram uma bola de basquete holográfica que afirmam poder ser “tocada, rolada e quicada de maneira convincente”. Eles afirmam ainda que o sistema háptico é realista o suficiente para permitir que os usuários sintam a forma arredondada familiar da bola. No futuro, os pesquisadores esperam adicionar algumas novas dimensões ao sistema háptico.

O trabalho de desenvolvimento está atualmente em andamento para modificar a temperatura dos jatos de ar para permitir que os usuários sintam a temperatura da superfície. Os pesquisadores também planejam adicionar aromas ao fluxo de ar para oferecer uma experiência interativa mais realista que inclua a sensação do cheiro. Saiba mais sobre a tecnologia clicando aqui.

Via: Screen Rant/wiley.com
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar