Cientistas criaram um universo simulado… e você pode baixá-lo gratuitamente

Baixe Uchuu o para criar o seu próprio universo simulado.

Publicado em 17/09/2021 12:15
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Estudar a vastidão do espaço não é uma tarefa fácil, mas graças ao trabalho árduo de uma equipe de pesquisa, qualquer pessoa pode baixar e usar seu próprio universo simulado. Se parece que novas descobertas relacionadas ao espaço são feitas todos os dias, é porque elas são. Quer o Perseverance esteja coletando amostras de rocha marciana ou o Hubble esteja capturando lindas fotos de galáxias distantes, sempre há algo acontecendo em algum lugar além da Terra.

Porém, há um problema com tudo isso. Conduzir experimentos astronômicos não é uma tarefa fácil. Requer uma enorme quantidade de dados, toneladas de matemática e muitos equipamentos. Ainda mais desafiador é o fato de que os astrônomos têm apenas nosso próprio universo para examinar. Existem inúmeras coisas para aprender sobre o nosso universo, com certeza, mas não existem outras para comparar e contrastar. É por isso que os astrônomos costumam confiar em simulações de computador. Seja para estudar as propriedades da matéria escura, buracos negros ou qualquer outra coisa, esses universos simulados são uma ferramenta de pesquisa inestimável.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em um esforço para tornar essas ferramentas mais amplamente disponíveis, uma dessas simulações está agora disponível para qualquer pessoa baixar. Disponível no site Skies & Universes e visto pela primeira vez pelo Science Alert, a simulação Uchuu foi criada usando mais de 40.000 núcleos de computação e levou 20 milhões de horas de computador para ser criada. O resultado final? Uma simulação com um espaço de 9,6 bilhões de anos-luz de largura e lar de 2,1 trilhões de partículas. Como se isso não fosse impressionante o suficiente, a simulação também mostra quase toda a evolução do universo ao longo de 13 bilhões de anos.

A simulação Uchuu é usada para estudar matéria escura

Imagem: NASA/ESA

Então, para que todos esses dados são usados? Embora diferentes simulações possam se concentrar em coisas diferentes, o objetivo do Uchuu é analisar a matéria escura. A matéria escura é um dos componentes mais proeminentes do nosso universo – provavelmente constituindo cerca de 85 por cento de toda a matéria conhecida ao longo dele e sendo o principal componente na criação das galáxias. Usando a simulação Uchuu para jogar com a matéria escura e ver como ela pode ser alterada e modificada, há uma enorme quantidade de informações que os astrônomos podem aprender.

Quero o Uchuu

Se alguém quiser baixar e usar o Uchuu para si mesmo, há uma pequena advertência a se considerar antes de fazer isso. A simulação contém mais de 3 petabytes de dados (ou 3.000 terabytes) em sua forma bruta. Ele foi compactado para 100 TB na versão para download, mas mesmo com esse tamanho drasticamente reduzido, ainda são mais dados do que a maioria das pessoas tem acesso.

Mesmo com aquele asterisco anexado ao Uchuu, ainda é uma façanha inspiradora. O fato de esse tipo de simulação estar disponível – independentemente de seu grande tamanho – vale a pena elogiar. Provavelmente levará anos até que tais simulações se tornem mais gerenciáveis, mas este é um grande passo nessa direção. Nesse ínterim, qualquer pessoa com o equipamento necessário pode baixar o Uchuu agora e começar a realizar experimentos em seu próprio universo simulado.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar