Ativar a autenticação de dois fatores no Discord está entre as maneiras mais fáceis de aumentar a segurança de uma conta. Atualmente, quase todas as plataformas de mídia social têm a opção de habilitar a autenticação de dois fatores e, uma vez que a medida de segurança esteja em vigor, as plataformas solicitam uma credencial exclusiva (que geralmente é um código) acessível apenas pelo proprietário da conta.
Veja também:
Para permitir isso, as plataformas contam com aplicativos autenticadores reconhecidos ou o envio de um código de verificação exclusivo para o número de celular vinculado por meio de texto. Com o aumento da popularidade das plataformas sociais, os crimes relacionados a esses aplicativos também estão crescendo.
Na maioria das vezes, as contas de mídia social contêm informações confidenciais sobre usuários que podem ser usadas indevidamente se obtidas por agentes mal-intencionados. De acordo com o Identity Theft Resource Center, mais de 1.800 violações de dados ocorreram em 2021, um aumento de 68% em relação a 2020. Portanto, a ativação da autenticação de dois fatores é recomendada para qualquer aplicativo que permita.
Como habilitar via PC
Para habilitar a autenticação de dois fatores no Discord por meio do site, clique no ícone de ‘engrenagem’ no canto inferior esquerdo da tela para abrir o menu Configurações do usuário. Na seção Minha conta (selecionada por padrão), clique na opção Habilitar autenticação de dois fatores localizada abaixo da seção de perfil do usuário e digite a senha da conta.
Para habilitar via Smarphone
Para ativar a medida de segurança via smartphones, os usuários devem tocar em seu avatar no canto inferior direito para abrir o menu Configurações do usuário e depois tocar em Minha conta para encontrar a autenticação de dois fatores. O Discord exibirá um prompt que contém mais instruções, solicitando aos usuários que baixem o Google Authenticator ou o Authy em seu smartphone.
Instale um aplicativo autenticador
Se estiver usando o Google Authenticator, clique no botão ‘+’ no canto inferior direito do aplicativo para digitalizar o código QR ou inserir uma chave de configuração no prompt do Discord. A leitura do código de barras em um telefone Android pode exigir o download de um aplicativo de leitura de terceiros na Play Store.
Caso esteja usando o Authy, os usuários precisarão primeiro inserir seu número de telefone e endereço de e-mail para autenticar seu telefone. Um código enviado por mensagem de texto ou chamada telefônica precisará ser inserido. Depois que o dispositivo estiver protegido, os usuários podem tocar no ícone ‘+’ para adicionar uma conta de autenticação.
Na tela Contas do Autenticador, os usuários verão a opção de digitalizar o código de barras ou inserir a chave 2FA exibida em sua conta Discord. Após esta etapa, os usuários precisarão inserir o código de verificação de seis dígitos exibido em qualquer aplicativo de autenticação no Discord, o que concluirá o processo.
Depois que a autenticação de dois fatores estiver habilitada, os usuários do Discord podem ativar a autenticação por SMS ou baixar códigos de backup. A ativação da autenticação por SMS adicionará o telefone do usuário como um método 2FA de backup caso ele perca o acesso aos aplicativos de autenticação.
Atenção
Os códigos de backup também podem ajudar em um cenário semelhante, embora os usuários precisem gerá-los no Discord e armazená-los com segurança. É importante mencionar que, uma vez habilitada a autenticação de dois fatores, os usuários não poderão acessar sua conta Discord sem inserir o código de um aplicativo de autenticação, mensagem de texto ou código de backup.