No começo do mês, a DigiCert, empresa conhecida globalmente por serviços de confiança digital, anunciou o primeiro Dia Mundial da Computação Quântica, que acontecerá em 26 de setembro de 2024. A iniciativa visa destacar a necessidade crítica das infraestruturas de segurança atuais para se adaptar à realidade iminente da computação quântica.
Veja também:
O que o mercado precisa saber disso nessa atual fase
A computação quântica promete um poder computacional incomparável e transformará as indústrias, tornando certas tarefas exponencialmente mais rápidas. No entanto, este salto em frente também apresenta desafios significativos aos padrões criptográficos contemporâneos. O NIST alertou que a computação quântica pode comprometer os algoritmos criptográficos existentes usados para proteger dados. Como tal, as organizações precisam adotar uma postura proativa em relação à prontidão quântica para se protegerem contra potenciais ataques.
Por que o assunto merece uma data
O Dia Mundial da Computação Quântica serve como um momento de reflexão e ação, incentivando as empresas e os governos em todo o mundo a avaliar a sua preparação para a era quântica nascente. Ele também ajuda a ressaltar a urgência da adoção de padrões de criptografia pós-quântica (PQC), que estão atualmente sendo desenvolvidos por instituições líderes como o NIST para proteção contra futuras vulnerabilidades relacionadas ao quantum.
Ao alinhar-se com os líderes do setor e aproveitar a experiência coletiva, a DigiCert pretende liderar uma mudança abrangente em direção à prontidão quântica, mitigando riscos e garantindo segurança contínua no cenário digital.
“A computação quântica é a chave para desbloquear novos horizontes em vários setores, mas também exige uma reavaliação fundamental das nossas estruturas de segurança cibernética”, diz Deepika Chauhan, Diretora de Produtos da DigiCert.
“Com o Dia Mundial da Preparação Quântica, não estamos apenas marcando uma data no calendário; estamos iniciando um diálogo global sobre a necessidade de uma ação imediata e concreta para abraçar e garantir o nosso futuro quântico.” conclui.
Os interessados em conferir mais da oportunidade citada acima, podem acessar o link do evento aqui.