De acordo com o The Washington Post, os veículos da Tesla estão sendo freados ‘fantasmagoricamente’, assustando os donos dos veículos e provocando mais de 100 reclamações ao governo federal apenas nos últimos três meses. E isso tem sido um problema persistente para a montadora.
Veja também:
Em outubro de 2021, Elon Musk, o chefão da empresa, falou nas redes que a Tesla foi forçada a ‘reverter’ a versão 10.3 de seu software beta Full Self-Driving por causa de problemas com avisos de colisão frontal e frenagem fantasma. Mas desde então, o número de reclamações sobre esse problema aumentou.
Segundo análise do The Washington Post, os relatórios dos donos dos veículos sobre a ‘freada fantasma’ para a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) aumentaram para 107 reclamações nos últimos três meses, em comparações com apenas 34 nos 22 meses anteriores. “Usando o controle de cruzeiro adaptativo com direção do piloto automático (assim como sem direção automática), vários episódios de ‘quebra fantasma [sic]’ grave onde o carro bate nos freios [sic] sem motivo aparente”, disse um proprietário do modelo Y de Sterling, Ill.
Outro proprietário do modelo 3 em San Ramon, Califórnia, relatou: “vários eventos de frenagem fantasma quando está no piloto automático. Estes aparentemente acontecem do nada, várias condições e sem motivo aparente”.
Possível causa do problema
O problema pode ser atribuído à controversa decisão do ano passado de tirar os sensores de radar dos novos veículos modelo 3 e modelo Y. A decisão veio após Musk expressar publicamente o desejo de contar com câmeras para alimentar o sistema avançado de assistência ao motorista da empresa.
A Tesla conseguiu atrair um intenso escrutínio de defensores e reguladores de segurança por sua disposição de permitir que seus clientes testem o que é essencialmente uma versão inacabada de um produto que Musk prometeu há muito tempo que levará a veículos totalmente autônomos nas estradas.
No início da semana, a empresa foi forçada a emitir uma atualização de software para remover um recurso FSD que permite que os carros realizem uma ‘parada de rolamento’ (manobra na qual o veículo se move lentamente por um sinal de parada sem parar completamente). A saber, essa manobra é ilegal em todos os 50 estados dos EUA.
Um porta-voz da NHTSA disse ainda que a agência estava “ciente das reclamações recebidas sobre prevenção de colisões e as está analisando por meio de nosso processo de avaliação baseado em risco. Este processo inclui discussões com o fabricante, bem como a revisão de fontes de dados adicionais, incluindo dados de Relatórios de Aviso Prévio. Se os dados mostrarem que pode existir um risco, a NHTSA agirá imediatamente.”
O que achou?