Publicidade
Confira

Elon Musk lança novo empreendimento de IA que busca a “verdadeira natureza do universo”

Isso marca a sexta empresa sob o controle de Musk.
Gostou? Compartilhe!
Elon Musk XI
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

Elon Musk, o cofundador da OpenAI que se afastou do criador do ChatGPT em 2018, revelou uma nova empresa de inteligência artificial chamada xAI, que tem o grande objetivo de entender a “verdadeira natureza do universo”. Isso marca a sexta empresa sob o controle de Musk.

A xAI começou a vida em março, quando Jared Birchall, que opera o escritório da família de Musk, incorporou uma empresa com o mesmo nome em Nevada, conforme divulgado pelo Bloomberg. Houve relatos em abril de Musk tentando obter financiamento de investidores da Tesla e da SpaceX para uma nova startup de IA. Também ouvimos dizer que ele comprou milhares de GPUs da Nvidia para uso de IA.

Musk disse a Tucker Carlson em abril que iria começar “algo que chamou de TruthGPT”. O bilionário o descreveu como uma “IA máxima em busca da verdade” que “se preocupa em entender o universo”. A equipe xAI, que será chefiada por Musk, apresenta uma série de grandes nomes do negócio de inteligência artificial, incluindo ex-funcionários da OpenAI, DeepMind, Microsoft Research, Google Research e Tesla.

Continua depois da Publicidade

Musk cofundou a OpenAI em 2015, mas saiu em 2018 devido a um conflito de interesses com a Tesla. A equipe também contará com talentos de instituições acadêmicas como a Universidade de Toronto. O site da xAI sugere que ainda está recrutando pessoal para a empresa, convocando engenheiros e pesquisadores experientes para se juntarem ao escritório na Bay Area, San Francisco.

Musk criticou especialmente a OpenAI, chamando-a de “efetivamente controlada pela Microsoft” depois que a fabricante do Windows investiu cerca de US$ 13 bilhões na empresa. Ele também criticou as salvaguardas que o OpenAI colocou no ChatGPT. “O perigo de treinar a IA para ser acordado – em outras palavras, mentir – é mortal”, tuitou Musk em dezembro.

Além da hipérbole, não sabemos muito mais sobre o xAI, que, embora independente da X Corp, trabalhará em estreita colaboração com o Twitter, Tesla e outras empresas. Espere saber mais em 14 de julho (amanhã), quando a equipe realizará uma discussão no Twitter Spaces para apresentar a equipe e responder a perguntas.

Musk tem falado sobre os perigos da Inteligência Artificial no passado, pedindo a regulamentação da IA avançada e a proibição da tecnologia usada em armas. Ele também ameaçou processar a Microsoft por usar dados do Twitter ilegalmente, provavelmente uma referência ao OpenAI usando os dados para treinar modelos de inteligência artificial.

Musk anunciou recentemente um limite para o número de postagens que os usuários podem visualizar diariamente em uma conta do Twitter para supostamente evitar a extração de dados em massa.

Além das discussões na indústria de tecnologia sobre o uso das IAs, o universo do entretenimento também está debatendo como a IA pode afetar as produções do audiovisual e também dos jogos. Os roteiristas entraram em greve nos EUA, assim como os atores estão apoiando. Atores como o brasileiro Eduardo Muniz, que fez a dublagem recente em Fortnite, é um dos apoiadores da greve e comentou a respeito do assunto e do uso das IAs. Confira abaixo ou clicando aqui.

Via: Bloomberg/Techspot/Thunder Wave/Twitter

CONTEÚDO RELACIONADO