Foi desenvolvido um fone de ouvido de realidade virtual que matará o usuário se ele morrer enquanto estiver jogando. Este projeto é o primeiro exemplo do tropo popular de ficção científica e horror da tecnologia matando usuários se eles falharem na esfera virtual sendo realizada no mundo físico. Palmer Luckey é o fundador da empresa de realidade virtual Oculus e o criador conjunto do Oculus Rift, uma iteração inicial de um headset VR para PCs.
Veja também:
O trabalho de Luckey foi influenciado pela franquia de enorme sucesso Sword Art Online, que fornece uma versão atualizada de realidade virtual de narrativas populares que ficaram famosas pelos romances Battle Royale de Koushun Takami e The Running Man de Stephen King. Em Sword Art Online, um romance de Reki Kawahara, milhares de jogadores de VR estão presos dentro de um jogo de morte que só pode ser escapado sobrevivendo a 100 níveis de masmorra.
Se os jogadores morrerem no jogo, seus fones de ouvido VR matam os usuários no mundo real. No blog oficial de Palmer, ele anunciou que, inspirado no extenso universo Sword Art Online, havia criado uma versão real do fone de ouvido letal usado na série. O novo headset VR de Palmer abriga três cargas explosivas montadas acima da tela e estão prontas para detonar se registrar uma morte no jogo.
Embora o fone de ouvido não esteja sendo produzido em massa ou vendido ao público, Luckey comentou o desenvolvimento do projeto, dizendo: “Neste momento, é apenas uma peça de arte de escritório, um lembrete instigante de caminhos inexplorados no design de jogos. É também, até onde eu sei, o primeiro exemplo de não-ficção de um dispositivo VR que pode realmente matar o usuário. Não será o último.”
A própria existência deste fone de ouvido inspirado em Sword Art Online vem como um borrão angustiante das linhas entre ficção científica e fato. Se Palmer Luckey de fato conseguir realizar esse projeto, os jogadores precisarão esperar que sobreviver a jogos bullet hell com este fone de ouvido não se torne um desafio viral de mídia social.