Publicidade
Tecnologia

Inteligência Artificial faz coisas incríveis (e assustadoras) com as vozes do falecido jogador Fernandão e de Robert De Niro

Como que pode?
Gostou? Compartilhe!
Fernandão e Robert De niro
O jogador Fernandão e o ator Robert de Niro. (Montagem: Reprodução).
Publicidade

Recentemente, os jogadores do game Cyberpunk 2077 se surpreenderam com a notícia de que as dublagens dos personagens contariam com o sistema de sincronia labial automática, isto é, o dublador emite a frase e o programa se encarrega de reproduzir a abertura de boca que demanda aquilo. Isto por si só já parece algo muito legal, mas o que está por vir é algo ainda mais incrível, e também assustador em algum momento.

Veja também:

    Uma amostra de avanço nesse campo da tecnologia já pode ser vista inclusive aqui no Brasil, onde a Bizsys, uma produtora de tecnologia voltada ao mercado publicitário, usou um programa com Inteligência Artificial para recriar a voz do jogador Fernandão, falecido em 2014 num acidente de helicóptero.

    O trabalho é parte de uma campanha publicitária para o Internacional, em comemoração aos 15 anos da conquista do time no Mundial de 2006, que contou com a colaboração decisiva de Fernandão. Confira como ficou:

    Continua depois da Publicidade

    Robert de Niro

    Outro vídeo que está repercutindo bastante dentro deste mercado é um em que o ator estadunidense Robert De Niro fala em alemão fluente. Neste caso, a tecnologia foi desenvolvida pela empresa Flawless, de Scott Mann, que disse ter desenvolvido a ferramenta porque estava cansado de ver dublagens mal feitas.

    “[A tecnologia IA] Em breve ficará invisível. As pessoas estarão assistindo um filme ou uma série e não vão perceber que foi filmado originalmente em francês ou qualquer outro idioma”, disse Mann ao Wired. Confira o vídeo com Robert De Niro e outros atores famosos falando fluentemente em outro idioma:

    O lado Black Mirror disso

    Diante de uma tecnologia tão impressionante, muita gente já deve se perguntado qual seria o impacto disso se essas ferramentas fossem usadas para algo prejudicial. A resposta é digna de um episódio de Black Mirro, o seriado da Netflix que exercita o lado sombrio da tecnologia: Esse tipo de deep fake pode matar, demitir, deprimir, constranger, “cancelar” alguém e mais uma infinidade de desgraças, sem que a pessoa nunca tenha de fato dito aquilo.

    Por enquanto, ela está apenas sendo impressionante fazendo homenagens e facilitando a vida de dubladores. O que vem depois disso é que intriga.

    CONTEÚDO RELACIONADO