Inteligência Artificial humanóide tornou-se o primeiro a escrever poesia e recitá-la para o público e faturar mais de 1 milhão

O robô Ai-Da é capaz de compor uma obra de 20.000 palavras em apenas 10 segundos, mas nem tudo pode fazer sentido para leitores humanos.

Publicado em 01/12/2021 15:12
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Para aqueles que jogaram Cyberpunk 2077, algum título de Star Trek, entre tantos outros jogos de ficção, ter uma inteligência artificial que converse com outras pessoas é algo totalmente normal. E esperar que esse tipo de coisa aconteça nos dias atuais, parece ser coisa completamente insana. Mas como comprovado por uma IA humanóide, o universo do entretenimento não detém mais essa exclusividade.

O robô humanóide Ai-Da acaba de se tornar o primeiro a escrever um poema por conta própria e logo em seguida fazer sua apresentação para uma plateia ao vivo. Ai-Da foi considerado o primeiro artista robô ultrarrealista do mundo e se tornou uma sensação mundial em 2019, durante uma exposição solo na Universidade de Oxford. Este robô, de aparência feminina, fez sua criação sem qualquer supervisão humana.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Criou, falou, vendeu!

Além de ter feito a criação e ainda prová-la para o público, Ai-Da arrecadou mais de um milhão de dólares em vendas. Nada mal! Mas o que realmente Ai-Da recitou? Depois de fazer uma análise da Divina Comédia de Dante, escrita cerca de sete séculos atrás, a robô fez composição como parte da última exposição do Museu Ashmolean. Esse poema é uma resposta ao trabalho de Dante. Abaixo o vídeo de sua apresentação.

Ai-Da que possui pele de silicone, dentes impressos em 3D e um peteado ‘bob’, disse: “Uma agulha e linha seriam necessárias / Para a conclusão do quadro. / Para ver as pobres criaturas, que estavam na miséria, / O de um falcão, olhos costurados.” No original: “A needle and thread would be necessary / For the completion of the picture. / To view the poor creatures, who were in misery, / That of a hawk, eyes sewn shut.”

Problemas

CAIRO, EGYPT – OCTOBER 23: Ai-Da the humanoid AI robot artist on display at the Great Pyramids of Giza on October 23, 2021 in Cairo, Egypt. The exhibition, presented by the organization Art D’Egypte in partnership with the Egyptian Ministry of Antiquities and Tourism, features a sculpture trail around the Giza plateau with works by Egyptian and foreign contemporary artists. (Photo by Sima Diab/Getty Images)

Ai-Da é uma artista e como tal também possui seus problemas. Há mais de um mês a robô foi detida pelas forças de segurança do Egito. Segundo informações, suas câmeras de segurança também serviam de olhos. As câmeras de Ai-Da criam autorretratos. De acordo com cobertura da mídia do Reino Unido, essa tecnologia foi divulgada enquanto ela se apresentava em uma exposição de arte em Londres.

Indiferente ao que todos possam dizer, se estamos pertos de um universo Exterminador do Futuro, Cyberpunk 2077, entre outros, é fantástico como a tecnologia abraça a ficção. Vale destacar que recentemente cientistas criaram a primeira célula Pac-Man. É ou não fantástico o quanto a tecnologia têm evoluído? Deixe nos comentários abaixo o que você acha disso tudo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar