Propaganda! Ela não é a alma do negócio. Ela é o que dá o dinheiro para muitas empresas ao redor do mundo, de influenciadores, sites e também games. Quem assiste a TV aberta está acostumado aos intervalos com aqueles anúncios diversos sobre determinados produtos e sabem que quanto maior a audiência, mais caro o segundo e minuto. O mesmo acontece no YouTube, com aqueles anúncios que aparecem sempre quando alguém irá dar aquela dica maneira sobre uma fase do jogo ou o segredo de determinado assunto.
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Pois bem, imagine isso no seu gameplay! Está ali na aventura, se preparando para fazer algo e… propaganda! Pois bem, esta é uma realidade já existente. A empresa de marketing Simulmedia desenvolveu o PlayerWON, uma plataforma que mostra propagandas no meio da gameplay, mas que segundo a empresa, também dá benefícios para quem estiver assistindo. Este tipo de serviço deve chegar para os títulos free-to-play dos PCs e consoles, parecido com o que já ocorre nos mobiles, como os vídeos que os usuários devem assistir para conquistar mais moedas em seu jogo.
Caso ache que as grandes desenvolvedoras irão demorar para entrar nesta, saiba que a EA é uma das empresas que já tem contrato assinado para ter o PlayerWON e já pretende colocar a novidade em seus jogos muito em breve. O mesmo acontece com a empresa responsávelo pelo game Smite, a Hi-Rez, que já fez um teste da plataforma em uma campanha do título.
E como isto funciona? Segundo a Simumedia as propagandas serão de 15 ou 30 segundos, e como acontece nos jogos de mobile, os usuários poderão desbloquear os itens do jogo, e para saber se a pessoa assistiu ou não, a empresa informou que ela opera dentro de seus próprios servidores e verifica o status, conferindo se o jogador realmente assistiu até o final o anúncio.
Será que isso pega?
A Simumedia disse que sim. De acordo com a empresa após uma pesquisa, os jogadores deram uma resposta positiva sobre receber anúncios durante suas gameplay. Tanto que a maioria informou que estaria tranquila em ver até 10 anúncios na sua partida. Ela disse também, que este público que fez o teste, é de 18 a 34 anos e consumidores do mercado de streaming, portanto não tão acostumados a verem propagandas.
O que não fica claro é quando estes anúncios irão aparecer, se será obrigatório um jogador clicar para assistir para continuar suas tarefas entre outras perguntas como: e a parte de privacidade? Como ela fica? São questões que apenas o tempo e a empresa poderá responder.