Publicidade
Entenda os motivos

Kickstarter exigirá que projetos divulguem se usam tecnologia de IA

A plataforma de crowdfunding Kickstarter anuncia a implementação de uma nova política exigindo que os projetos divulguem se e como usam IA.
Gostou? Compartilhe!
Kickstarter
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

O Kickstarter anunciou uma mudança futura em sua política que exigirá que projetos futuros divulguem se usarão IA e, em caso afirmativo, como ela será usada. Desde o lançamento em 2009, a plataforma de crowdfunding representou uma grande oportunidade para indivíduos criativos que buscam dar vida a vários projetos e produtos ao mercado.

Em particular, os desenvolvedores independentes de videogames e jogos de tabuleiro viram um grande impulso do Kickstarter. Muitos videogames Kickstarted se tornaram icônicos, e alguns dos jogos de tabuleiro mais populares dos últimos anos, incluindo sucessos como Gloomhaven, foram possíveis graças ao crowdfunding.

Claro, colocar um projeto no site é um privilégio e requer seguir as políticas do Kickstarter. Agora, a empresa está acrescentando regras em resposta ao crescente debate sobre o uso de IA no entretenimento. O Kickstarter twittou um anúncio sobre uma nova política de IA com um link para todos os detalhes.

Continua depois da Publicidade

As novas regras, definidas para entrar em vigor em 29 de agosto, exigirão que todos os novos projetos divulguem se usarão IA para desenvolver “imagens, texto ou qualquer outra saída”. Além disso, os projetos que envolvem a criação de uma nova IA devem explicar de onde extrairão os dados e como serão usados. Em ambos os casos, esses projetos terão que divulgar detalhes explicando como a IA será considerada em seu projeto e como os direitos e a privacidade de outras pessoas serão protegidos.

No anúncio, o Kickstarter enfatizou que não está banindo projetos que envolvam IA em sua plataforma. Em vez disso, essa nova política visa garantir que os potenciais patrocinadores sejam totalmente informados sobre a natureza da IA nos projetos, para que possam escolher o que desejam apoiar.

O Kickstarter também acrescentou que esta política será atualizada e refinada ao longo do tempo, conforme observa como funciona. Este último ponto ecoa a posição recente da Valve sobre IA nos jogos Steam, e parece ser uma tentativa de fornecer orientação enquanto mantém a flexibilidade.

Esta notícia surge quando o uso de IA em projetos criativos tem recebido maior atenção e se tornado objeto de controvérsia. Recentemente, um ator de Metal Gear Solid expressou descontentamento com a IA usada para recriar sua voz, e a IA na televisão e na indústria cinematográfica tem sido um ponto central na greve contínua de atores e escritores.

Via: Thunder Wave/Twitter/Game Rant

CONTEÚDO RELACIONADO