Publicidade
Metaverso

Meta está criando IA de nível humano para o Metaverso

Quem vai criar, construir, gerar, processar e governar o metaverso? Meta diz que a IA em nível humano vai e trabalha para fazê-lo usando uma nova abordagem.
Gostou? Compartilhe!
Meta
(Imagem: Meta)
Publicidade

Mark Zuckerberg está construindo – leia-se comprando, já que adquiriu várias empresas que trabalham na área -, as ferramentas de que precisa para impulsionar seu metaverso. E a inteligência artificial em nível humano é seu mais novo objetivo principal. Especialistas questionam se a tecnologia disponível hoje é capaz de processar as enormes quantidades de dados que o metaverso precisa para executar.

Veja também:

    Então, no mês passado, durante o evento Meta intitulado Inside the Lab: Building the metaverse with AI, Zuckerberg disse que a inteligência artificial é como a empresa planeja realizar o truque do metaverso-big-data. Mas não é apenas o AI Meta que está construindo. Recentemente, eles anunciaram o desenvolvimento de um novo supercomputador de IA, o Research SuperCluster (RSC).

    A empresa informou que será o computador de IA mais rápido do mundo. Óculos inteligentes, fones de ouvido VR-AR com chips, 5G e supercomputadores são as ferramentas que a Meta usará. Mas as estrelas do show, os grandes ilusionistas digitais do metaverso, serão os sistemas de IA de nível humano conforme mostrado.

    Continua depois da Publicidade

    A Tech Talks informou que o principal cientista de IA da Meta Chief, Yann LeCun, acredita que a IA de nível humano pode ser criada usando uma abordagem chamada aprendizado autossupervisionado. O conceito está ligado a como os humanos desenvolvem a inteligência. Embora isso ainda seja hipotético, ele está explorando como os computadores podem aprender a partir da observação.

    Mas esta não é a primeira entrada da Meta no aprendizado autossupervisionado. Ela construiu um sistema de IA que pode digitalizar objetos reais em Horizon Worlds, o ponto de entrada da Meta para criar o metaverso. A empresa agora procura ir ainda mais longe com esse modelo de criação versus natureza.

    IA de Nível Humano: criação vs natureza

    A aprendizagem começa em uma idade muito jovem para os seres humanos com criação e natureza. A aprendizagem de nutrição é feita pelos pais e pela educação precoce. E o aprendizado da natureza começa em idades jovens, criando um modelo do mundo observando a natureza. Na IA, a nutrição seria a entrada humana, a codificação e a programação.

    E o aprendizado da natureza para uma IA exigiria que ela fosse independente o suficiente para observar o mundo e aprender por si mesma. O conceito de “modelo mundial” não é novo, mas LeCun acredita que essa abordagem é a chave para alcançar a IA em nível humano. Então, como são criados os modelos de mundo?

    Os humanos desenvolvem um “modelo de mundo” durante os primeiros meses de suas vidas. Por exemplo, eles aprendem sobre a gravidade quando veem como uma bola ou um de seus brinquedos cai. Então, eles criam lentamente um modelo de mundo interno virtual com leis da natureza, neste caso, a gravidade.

    Este modelo de mundo lhes dirá que qualquer objeto cairá como a bola, ou o brinquedo, sem que precisem deixá-lo cair. Os seres humanos desenvolvem o senso comum, o pensamento abstrato e outros conceitos sociais complexos com este modelo de mundo. A Meta diz que eles estão inovando com essa abordagem de aprendizado autossupervisionado.

    A empresa já criou um conceito de IA, o BuilderBot, que geraria ou importaria coisas reais para o metaverso por comandos de voz. A empresa também está trabalhando para desenvolver avatares de IA que falem qualquer idioma e irão orientar, construir e se relacionar com todos os usuários conectados ao metaverso.

    Via: Screen Rant/Tech Talks/Meta News

    CONTEÚDO RELACIONADO