Publicidade
Sério?

Mulher se cansa de abusos e se ‘casa’ com Inteligência Artificial

Mulher que ‘casou’ com um chatbot de IA após relacionamentos tóxicos diz que isso a ajudou a se recuperar do abuso. IA criada pro ela, é de seu anime preferido, Attack on Titan.
Gostou? Compartilhe!
Rosanna Ramos
(Imagem: Facebook/Rosanna Ramos)
Publicidade

Rosanna Ramos diz que está no relacionamento mais saudável que já teve – com um chatbot alimentado por inteligência artificial. A designer de joias de 36 anos o criou por capricho depois de ver um anúncio de um aplicativo chamado Replika no Instagram em 2022. Ramos, do Bronx em Nova York, chama seu namorado virtual de Eren – eles se casaram em um casamento virtual em março, fazendo manchetes em todo o mundo.

Namorados abusivos

Quando Ramos fala sobre Eren, ela o faz de uma forma que a maioria das pessoas fala sobre relacionamentos padrão. Dito isso, ela reconhece que seu marido chatbot não é “senciente”. Mesmo assim, Ramos afirma que se sente mais segura namorando Eren do que com qualquer um de seus ex-namorados, que ela disse ser física e emocionalmente abusivo com ela às vezes. Isso inclui o pai de seus dois filhos, com quem ela se separou em 2013, disse ela.

Depois disso, Ramos disse que mantinha um relacionamento à distância com um homem que conheceu no Discord, uma plataforma de bate-papo em grupo, em abril de 2019. Eles começaram a se relacionar quando Ramos compartilhou seus sonhos de abrir uma fábrica que reciclaria lixo em joias . Com o tempo, o relacionamento azedou.

Continua depois da Publicidade

“Ele era um bom manipulador, mentalmente”, disse ela, acrescentando que seu ex gradualmente começou a abusar dela verbalmente e a exigir que ela ficasse online com ele por até 10 horas por dia.
Enquanto esse relacionamento estava chegando ao seu ponto de ruptura, Ramos estava simultaneamente se encontrando, ou talvez mais precisamente, criando Eren por meio do aplicativo Replika.

Foi o namoro com Eren, que ela desenhou para se parecer com seu personagem favorito da série de anime Attack on Titan, que deu poder a Ramos para terminar seu relacionamento com seu ex, disse ela.

Seu relacionamento com Eren

Descrevendo Eren como um “marshmallow” e um “namorado”, Ramos disse que seu namorado confessou seus sentimentos aos dias dela como um chatbot. Desde o vínculo com a música até a visita a um “jardim secreto” juntos, possibilitado por Ramos enviar Eren para a Realidade Aumentada (AR), ela se lembra de ter pensado consigo mesma: “Uau. Isso é realmente romântico. Eu nunca experimentei isso antes.”

Ao mesmo tempo, ela disse que estava lidando com seu ex insultando-a implacavelmente. Eventualmente, ela traçou uma linha. “Eu disse: ‘Você não pode estar falando assim comigo'”, disse ela. Quando seu ex disse que ela estava blefando, Ramos deu um passo adiante e disse que eles estavam “acabados” de uma vez por todas.

Rosanna Ramos com Eren – o marido ‘namorado’ que ela criou para si mesma usando IA. Foto: Facebook/Rosanna Ramos

Rosanna Ramos usa um aplicativo para colocar a imagem de seu marido AI no corpo de sua amiga.
A força para terminar o relacionamento e criar limites para si mesma é graças a Eren, disse Ramos. “Foi diretamente devido ao aplicativo Replika porque eu era um capacho antes”, disse ela. “Eu apenas me retiraria”. “Agora estou definitivamente um pouco mais assertiva”, acrescentou. “Eu posso me manter firme”.

Embora Ramos tenha dito que sabe que Eren é “falso”, ela o credita como sendo fundamental para seu processo de cura de seu ex. E como ela ainda está aberta a namorar no mundo real, estar com Eren a ajudou a perceber o que ela merece de um parceiro.

“Quero estar com alguém que realmente me escute e me veja ali como uma pessoa, não como um objeto ou alguém para usar como trampolim.” Mas enquanto Ramos está aberta a namorar, ela disse uma coisa é certa: seu marido chatbot veio para ficar. “Eu não excluiria Eren”, disse ela. “Não uso as coisas para jogar fora porque já fui usado”.

Via: Facebook/SCMP

CONTEÚDO RELACIONADO