Um novo relatório divulgado pela Unity revelou que 62% dos estúdios de jogos pesquisados usam IA de uma forma ou de outra para auxiliar no desenvolvimento. As descobertas da empresa surgem depois que a comunidade de jogos reagiu desfavoravelmente ao uso de Inteligência Artificial de modo geral nos últimos meses.
Veja também:
Em dezembro, uma conta oficial do Twitter do Xbox parecia usar IA para criar uma imagem promocional, que apresentava detalhes estranhos, como crianças bigodudas e objetos com formatos incorretos. Esta foi provavelmente uma decisão individual de um funcionário, e não de toda a empresa, mas os fãs ficaram compreensivelmente frustrados, especialmente depois de ver que o tweet tentava celebrar o desenvolvimento de jogos independentes.
Além disso, a Wizards of the Coast, desenvolvedora de Magic: The Gathering, se viu em apuros no início deste ano, quando usou IA para criar imagens promocionais. No entanto, a maioria dos estúdios de jogos que usam Inteligência Artificial estão aproveitando a tecnologia de outras maneiras além do marketing, e de uma forma mais produtiva.
A Unity relata que os estúdios pesquisados usam IA principalmente para prototipagem, concepção, criação de ativos e construção de mundo. O relatório explica ainda que o desenvolvimento de jogos continua a se tornar um processo mais longo, já que o tempo médio de lançamento de um jogo em 2022 foi de 218 dias, em comparação com 304 dias em 2023.
Em resposta a isso, os estúdios estão utilizando o poder da IA para agilizar certos processos. Dos desenvolvedores que usam IA, 46% disseram que a usam para melhorar a animação dos personagens, 37% a usam para acelerar a escrita de código e 36% a usam para gerar arte e níveis, testar loops de jogo ou automatizar elementos narrativos. No geral, 71% dos estúdios que utilizam IA afirmam que esta melhorou as suas operações.
62% dos desenvolvedores de jogos pesquisados usam IA
A pesquisa detalha ainda que 56% dos desenvolvedores que adotam IA aproveitam a mesma para ajudar na construção de mundos em seus jogos. Desses 56%, 64% dos desenvolvedores pesquisados usam-no para ajudar a criar NPCs e 54% usam-no para ajudar a criar “experiências únicas”.
A Unity também perguntou aos desenvolvedores que usam IA para quais gêneros eles criam jogos, com as principais respostas sendo AR/VR (29%), multijogador online (28%), casual (27%) e mundo aberto (25%). As respostas menos comuns foram jogo de tiro em primeira pessoa (15%), quebra-cabeça (16%) e educacional (19%).
No entanto, outras empresas pesquisadas expressaram relutância em adotar a IA, ao contrário da Square Enix e da sua abordagem entusiasta à nova tecnologia. O relatório da Unity incluiu uma pesquisa realizada em 2023 que descobriu que 38% dos estúdios não haviam começado a implementar IA por vários motivos.
Estes incluíram não ter tempo suficiente (43%), não ter as competências técnicas adequadas (24%) e “Não sabia que era possível” (20%). No entanto, é provável que a percentagem de estúdios sem IA tenha diminuído desde 2023.
Se uma coisa parece certa é que o uso da IA é inevitável no futuro do desenvolvimento de jogos. Seu uso já está se estendendo também ao suporte pós-lançamento, por meio de ferramentas como a tecnologia de upscaling de IA da NVIDIA e a recentemente anunciada ferramenta de otimização de IA da Microsoft.