O que os usuários podem esperar depois que Elon Musk assumir o Twitter

O simples upload de código não explica o funcionamento interno da plataforma - e pode apresentar problemas mais sérios.

Publicado em 04/05/2022 14:10
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A aquisição de sucesso de Elon Musk no Twitter deixou a internet ocupada com especulações e opiniões de especialistas, mas a realidade é que é difícil prever exatamente em que direção a plataforma de mídia social está indo. Musk fez algumas promessas ousadas para melhorar o Twitter recentemente, mas a maioria delas vem com certas ressalvas.

No topo da agenda de revisão do Twitter do chefe da Tesla está um impulso pela liberdade de expressão. Musk deixou claro que não se importa com a economia de sua compra de quase US$ 44 bilhões. Durante sua entrevista no TED em abril, ele proclamou corajosamente que a liberdade de expressão é extremamente importante para o futuro da civilização e que fará o possível para transformar o Twitter em uma praça onde a liberdade de expressão é valorizada acima de tudo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No entanto, a liberdade de expressão é uma ladeira escorregadia que depende tanto de políticas de moderação equilibradas quanto do cumprimento das leis locais em diferentes partes do globo. Uma das principais preocupações que os especialistas expressaram é que o absolutismo da liberdade de expressão significa permitir que o conteúdo de todos os lados de uma ideologia floresça na plataforma.

Mas equilibrar o que pode ser chamado de crítica justa nos EUA e sedicioso para regimes com controle rígido sobre o discurso dos cidadãos será um pesadelo. Argumentos que parecem autodefensivos para um grupo podem acabar desencadeando violência em outro. Isso é apenas metade do problema. Adotar uma abordagem desinibida à liberdade de expressão também significa que o Twitter terá que gastar mais recursos na moderação de conteúdo ou arriscar desfazer o trabalho que fez nos últimos anos.

De acordo com um relatório da Reuters, Musk disse aos banqueiros que adotará algumas medidas de corte de custos para orientar o Twitter em um caminho de receitas gordas. E isso definitivamente não soa como uma tentativa de aumentar os recursos de moderação. Os fãs de Musk são conhecidos por tirar vantagem indevida da liberdade de expressão. O chefe jurídico do Twitter, Vijaya Gadde, é apenas o exemplo mais recente de ‘Musk Bros‘ perseguindo uma pessoa que apenas atraiu as críticas de Musk. A repórter científica Erin Biba documentou o assédio e o abuso online enfrentado pelos fãs de Musk em 2018.

Há um custo para cada mudança

(Imagem: Twitter)

Outra mudança que Musk prometeu para sua visão do Twitter é um algoritmo de código aberto na tentativa de aumentar a transparência. Informar os usuários sobre como o algoritmo de conteúdo funciona e empurrar o conteúdo em seu feed é um passo na direção certa. No entanto, simplesmente abrir o algoritmo não explica como eles realmente funcionam, quem os desenvolveu, por que eles priorizam determinado conteúdo e os vieses de IA que podem ter surgido durante o treinamento.

Os algoritmos de código aberto do Twitter também significam deixar a base de código da plataforma exposta, o que dá aos hackers uma visão de perto das vulnerabilidades que podem ser exploradas. Mais importante, o algoritmo de código aberto também permitirá que os maus atores desenvolvam métodos mais sofisticados para enganar todo o sistema por meio de bots. Em poucas palavras, um Twitter de código aberto oferecerá uma dose dupla de problemas para milhões de seus usuários.

Musk afirmou repetidamente que remover a ameaça de bots de spam continua sendo uma prioridade fundamental. Mas não há apenas um algoritmo em jogo aqui. De acordo com um relatório da WIRED, o Twitter conta com uma rede de vários algoritmos treinados em uma grande quantidade de dados e padrões comportamentais específicos do usuário para preencher o conteúdo do feed.

O sistema sociotécnico no coração do Twitter leva em conta o comportamento em tempo real de seus usuários de maneiras complexas. Musk também manifestou interesse em proteger DMs do Twitter com criptografia de ponta a ponta. É um ganho decisivo para a privacidade e segurança do usuário, mas implementá-lo não será uma moleza. O Twitter tem estado cada vez mais no centro das atenções como uma plataforma repleta de ações das autoridades policiais sobre condutas problemáticas, como discurso de ódio e violência.

Bloquear as mensagens diretas por trás de uma camada de criptografia será uma atualização agridoce, que troca a conduta legal em favor da privacidade. Musk supostamente tinha planos para ganhar dinheiro com o Twitter, o que inclui empurrar serviços de assinatura e cobrar por tweets, especialmente aqueles que estão incorporados em sites de terceiros.

O Twitter já tem um produto de assinatura em seu kitty, mas cobrar das pessoas para acessar recursos exclusivos não é o mesmo que pedir que paguem para ver um tweet. Claramente, os planos de Elon Musk para o Twitter têm o potencial de mudar drasticamente a plataforma, mas não será moleza.

Via: Reuters/WIRED/Elon Musk/Twitter/Daily Beast
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar