Óculos RA do Google é revelado em teaser na I/O 2022

Os rumores de óculos de Realidade Aumentada do Google foram confirmados em um vídeo de demonstração mostrando transcrição e tradução em tempo real.

Publicado em 12/05/2022 11:28
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O Google acabou de dar uma primeira olhada em seus próximos óculos RA em um vídeo teaser mostrado durante seu evento I/O 2022. Caso tenha pensado no antigo Google Glass, vale destacar que eles são diferentes e parecem mais óculos de sol normais sem lentes de tonalidade ou prescrição. Havia pouca dúvida de que o Google lançaria um produto em breve, e isso agora foi confirmado.

O interesse do Google em Realidade Aumentada (RA ou AR em inglês) na verdade precedeu muitas outras empresas de tecnologia. Em 2013, o Google Glass foi anunciado e, embora o produto tenha sido criticado pelos defensores da privacidade, era um dispositivo revolucionário. As câmeras dos smartphones já eram difundidas e levantar um telefone não resultou em nenhum drama, mas os críticos soaram o alarme sobre sua câmera oculta e como ela poderia estar gravando a qualquer momento.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Por fim, o projeto foi movido apenas para usuários corporativos, percebendo que o público ainda não estava pronto. No evento Google I/O de 2022, vários novos produtos foram divulgados, mas o mais incrível de todos veio no final do discurso principal. O CEO do Google, Sundar Pichai, mencionou a importância da comunicação e como a realidade aumentada pode ajudar a remover barreiras.

O vídeo associado foi extraído pelo Google e compartilhado em um Tweet acima ou abaixo no canal do YouTube do próprio Google. Ele documenta os desafios enfrentados por famílias separadas por falarem línguas diferentes. Uma avó que entende inglês, mas só fala mandarim, tem problemas para interagir com uma neta que aprendeu apenas inglês.

O protótipo de óculos AR do Google fornece uma solução, exibindo legendas em inglês em tempo real enquanto o mandarim é falado, preenchendo a lacuna de comunicação. Este tipo de vídeo não é nenhuma novidade em seu contexto, pois já foi utilizado diversas outras vezes no passado para mostrar tecnologias vindouras, como feito pela própria Microsoft ou da Corning, abaixo.

Mas o mais interessante, deixando de lado a curiosidade, é que o da Google já é uma realidade, enquanto das duas outras empresas eram visões futurísticas, que por sinal, já se mostram mais do que promissoras e atuais.

Muitos detalhes dos óculos AR do Google permanecem desconhecidos

A data de lançamento dos óculos AR do Google e outros detalhes sobre o hardware de realidade aumentada não foram fornecidos no evento. Além da breve demonstração, apenas uma olhada no protótipo foi compartilhada. No entanto, alguns detalhes são aparentes a partir do que pode ser visto.

A transcrição do idioma aparece nas lentes em tempo real enquanto outra pessoa fala, mesmo que em inglês, quando neste modo de operação. Se a outra pessoa estiver falando em outro idioma, o Google traduz e transcreve, para que o usuário possa entender qualquer idioma suportado. O Google Tradutor já suporta mais de 100 idiomas e esse número continua a crescer.

Os óculos AR parecem ser bastante semelhantes aos Focals da North, a empresa AR que o Google adquiriu há alguns anos. Em um ponto de vista simulado, o texto amarelo e branco aparece no canto inferior direito da lente e o usuário não precisa desviar o olhar ou tocar em nenhum controle para que a transcrição funcione, permitindo contato visual direto com o locutor.

Esta é uma grande melhoria em relação ao uso do Google Tradutor em um smartphone que requer olhar para a tela e potencialmente perder as dicas e expressões não verbais do falante. Um exemplo ainda mais poderoso foi dado perto do final do vídeo com uma mãe com deficiência auditiva vendo sua filha falar através dos óculos AR do Google.

Via: Screen Rant/Google/Twitter
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar