Que tal jogar na Lua?

NASA afirma que a LunaNet, sua rede para a Lua, "é o primeiro passo para um sistema solar de internet"

Publicado em 14/10/2021 13:53
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A NASA desenvolveu o LunaNet, uma rede de internet para as missões da Lua e Artemis. Artemis é o programa da NASA para estabelecer uma presença humana de longo prazo no nosso satélite. O programa lunar internacional é a ponta da espada dos EUA na nova corrida espacial, no entanto, Artemis II foi adiado devido a uma ação judicial sobre um módulo de pouso lunar concedido à SpaceX pela NASA e questionado pela Blue Origin.

O lançamento do Artemis I está previsto para novembro, enviando uma espaçonave Orion sem tripulação ao nosso satélite natural. As missões Artemis a seguir pousarão a primeira mulher e a primeira pessoa de cor na superfície da lua. O acampamento base Artemis no pólo sul da Lua também é considerado um trampolim para Marte e além. Com todas essas peças móveis, uma rede de comunicação confiável certamente tornaria as coisas mais fáceis.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O LunaNet foi criado para acabar com as interrupções e atrasos nas comunicações e transferência de dados no espaço. As missões no espaço hoje dependem de links pré-programados com satélites espaciais ou antenas terrestres, tornando as comunicações e a transferência de dados limitadas. O LunaNet foi projetado para fornecer comunicações sustentáveis, navegação, monitoramento do clima e também será usado para fins científicos.

A primeira etapa para um sistema solar Internet

Assim como a internet, o LunaNet permite que os usuários mantenham conexões com uma rede maior formada por nós, mas no espaço. O LunaNet é um DTN de rede tolerante a interrupções a atrasos, usando vários nós na Lua, em satélites e estações terrestres, criando, em última análise, uma rede robusta. Cada nó pode armazenar e redirecionar dados para encontrar o melhor caminho ideal para alcançar os destinos. Astronautas e rovers na Lua não terão que esperar que as informações sejam processadas e transmitidas de estações terrestres.

Acadêmicos, controle de solo, espaçonaves, astronautas e outros usuários poderão acessar a rede, não importa onde estejam. Na Lua, usando a navegação LunaNet, rovers e astronautas serão capazes de saber sua localização, traçar rotas, permitir viagens autônomas e definir retornos rápidos à base. Os astronautas também obterão informações meteorológicas espaciais em tempo real.

No caso de atividade perigosa de tempestade solar, os astronautas receberão um alerta para buscar abrigo. LunaNet também contribuirá para programas de busca e resgate, experimentos científicos e observações astronômicas usando radioastronomia. A NASA usará o LunaNet para pesquisar comunicações espaciais avançadas para missões futuras. “LunaNet é o primeiro passo para a criação de um sistema solar internet”, informou a NASA.

Outro ponto interessante é que como a Lua será um ponto para empresas civis – SpaceX -, é lógico que a parte de entretenimento, ou seja, jogos será mais do que bem vinda. Utilizar a rede também para dar acesso a alguns jogos em alta velocidade será mais do que interessante, lembrando que Tetris foi primeiro jogo a ser jogado no espaço!

Qual será o primeiro em rede lunar?

Via: Screen Rant/NASA
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar