Rússia da uma de Among US e Astronautas da ISS são forçados a se esconder nas cápsulas de fuga

Astronautas americanos, europeus e russos da ISS correram para as cápsulas de escape quando novos destroços vindos do nada foram detectados em uma rota de colisão de alto risco.

Publicado em 17/11/2021 09:52
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS) tiveram que se proteger, trancando-se nas cápsulas de retorno, devido a uma ameaça inesperada de destroços. O evento ocorreu poucos dias após a ISS manobrar para evitar a colisão com os destroços do satélite chinês Fengyun-1C, que explodiu em cerca de 3.500 pedaços em 2007. Detritos espaciais continuam a ser um grande problema e, embora as manobras para evitá-los sejam comuns para a ISS, a última os pegou desprevenidos.

A ISS tem estado no centro das atenções recentemente por uma série de razões não tão importantes. Fissuras novas e antigas, o eventual descomissionamento e como será substituída por uma nova estação são alguns dos assuntos que têm estado nas notícias ultimamente. As relações geladas entre a NASA, a russa Roscosmos e a Agência Espacial da China não estão tornando o futuro da estação espacial mais claro.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Problemas sérios

Em 15 de novembro, os astronautas da ISS viveram um pesadelo. Houston ordenou um “abrigo no local” quando viram destroços inesperados surgindo do nada. A ordem motivou rapidamente os astronautas a se abrigarem dentro da espaçonave de escape da ISS, que são as cápsulas da tripulação que levaram os viajantes para a estação espacial inicialmente. Momentos depois, os militares dos EUA comunicaram que estavam rastreando novos destroços e estavam muito preocupados com um teste de arma anti-satélite conduzido pela Rússia no fim de semana.

Outra chamada para despertar da ISS, uma a mais

A órbita do campo de destroços alcançou a ISS várias vezes ao longo do dia. A tripulação fechou as escotilhas das cápsulas sabendo que se a ISS fosse seriamente atingida, eles teriam que fazer um desacoplamento de emergência e retornar à Terra. Os astronautas americanos Mark Vande Hei e os cosmonautas russos Anton Shkaplerov e Peter Dubrov se abrigaram na espaçonave Soyuz. Os astronautas americanos Raja Chari, Thomas Marshburn e Kayla Barron, e o astronauta alemão Matthias Maurer foram obrigados a se abrigar na cápsula do SpaceX Crew Dragon.

A NASA transmitiu as comunicações ao vivo enquanto o campo de destroços passava. Nenhuma perda de pressão e nenhum impacto foram relatados. Embora os astronautas pudessem emergir das cápsulas no final do dia, partes da ISS foram lacradas e declaradas fora dos limites. Os aposentos do astronauta Matthias Maurer também foram isolados, forçando-o a dormir no Nodo 2 construído pelos europeus.

Russos são os “Impostores”

Mais tarde naquele dia, o Departamento de Estado dos EUA confirmou o teste do míssil anti-satélite russo e o identificou como a causa raiz do incidente. Durante meses, o setor internacional de satélites tem defendido um ambiente de satélite seguro e o fim das operações de destruição de satélites, observando que eles representam um risco para a vida humana. Esta nova emergência da ISS revelou o quão real é a ameaça. Pode-se apenas imaginar o que passou pela cabeça da tripulação da ISS enquanto esperavam por centenas ou talvez milhares de pedaços de destroços no espaço passando a centímetro deles.

Lendo, até parece um enredo de algum novo jogo, ou até mesmo atuais como Among Us, com a diferença que os astronautas tiveram que se proteger para não serem jogados ao espaço. Mas isso tudo é uma história real e demonstra o quanto ainda precisa ser debatido pela comunidade mundial – e civil -, a maneira como as nações estão “jogando lixo” no espaço. Da forma como isso continua, em breve teremos que ter um Missile Command de verdade para proteger nossas cabeças.

Via: Screen Rant/NASA Live Coms ISS Stream/US Department of State
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar