Rússia vs Ucrânia: Elon Musk explica como usar com segurança os satélites Starlink

Especialistas em segurança cibernética levantaram preocupações sobre os satélites Starlink na Ucrânia.

Publicado em 06/03/2022 11:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Depois de despachar antenas Starlink para a Ucrânia para garantir que a conectividade com a Internet permaneça intacta, Elon Musk agora forneceu alguns conselhos sobre como implantar e usar o hardware com segurança. Desde que Musk anunciou a mudança no Twitter, havia preocupações de que qualquer pessoa que instalasse um satélite Starlink pudesse estar configurando um alvo.

A Ucrânia ainda tem acesso às suas conexões de internet baseadas na Terra, mas há riscos reais de que essa infraestrutura possa ser direcionada para prejudicar a conectividade em todo o país. Mesmo que a Starlink não seja capaz de assumir a responsabilidade nos eventos de um apagão da internet em todo o país, ela ainda será capaz de fornecer um ponto de acesso para atividades cruciais envolvendo reportagens jornalísticas do terreno, implantação de canais de comunicação e suportes de vida.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Embora o movimento de enviar ajuda aos ucranianos sob invasão tenha sido aplaudido, também veio com seu próprio conjunto de riscos. Especialistas alertaram que, em tempos de guerra, os sinais de satélite podem ser interceptados para geolocalizar cidadãos vulneráveis ​​e atacar inimigos. Não se pode descartar que uma aeronave especializada não foi ou não será implantada para detectar sinais e aprimorar sua transmissão.

Com riscos tão altos envolvidos, Musk agora compartilhou alguns conselhos de advertência sobre a implantação de antenas Starlink na Ucrânia. Começando com o aspecto mais óbvio, Musk twittou que o Starlink é o único serviço de internet não dependente da Rússia na Ucrânia, o que significa que as chances de essas antenas serem atacadas são maiores.

Em um tweet subsequente, Musk acrescentou que aqueles que possuem o hardware Starlink devem ligar a conexão de internet via satélite apenas quando necessário, garantindo que as chances de detecção de sinal sejam minimizadas, se não totalmente eliminadas. Dobrando os riscos de segurança envolvidos, Musk observa que o Starlink deve ser instalado o mais longe possível de um bairro residencial.

Camuflagem e Consumo de Energia

Embora a localização longe das pessoas seja uma medida de segurança bastante óbvia, é uma medida que pode salvar vidas se o sinal do satélite for geolocalizado e atacado. Os riscos são especialmente elevados, pois a demanda pelo Starlink foi feita publicamente pelo vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, um alvo de alto perfil que potencialmente usará o hardware para organizar atividades anti-invasão e tomar outras medidas necessárias para minimizar a ameaça.

Em um Tweet subsequente, Musk mencionou que uma camuflagem leve deve ser instalada sobre a antena para que não possa ser detectada visualmente por imagens de satélite ou outras ferramentas de inspeção visual de longo alcance implantadas.

Ao ser questionado se uma fina camada de tinta spray serviria como medida de camuflagem, Musk afirmou que deveria funcionar, desde que a tinta não contenha partículas metálicas. Objetos metálicos podem interferir na radiação eletromagnética, o que significa que podem interferir nos sinais da internet e afetar bastante a conectividade.

Por fim, Musk também twittou que o software Starlink foi atualizado para reduzir drasticamente o consumo de energia da antena e a tal ponto que pode ser “alimentado por um isqueiro de carro”. Além disso, para garantir que os ucranianos vulneráveis ​​estejam conectados à internet enquanto estão em movimento, Musk também diz que o roaming móvel foi ativado nos terminais Starlink, o que significa que a antena também pode ser instalada em um veículo em movimento.

Clique aqui para conferir a cobertura do conflito.

Via: Screen Rant/Elon Musk/Twitter
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar