Publicidade
Saiba mais

Vai ter games? Saiba o que é a Truth Social, a nova rede criada por Donald Trump

Tudo o que você precisa saber sobre a rede de Donald Trump, a Truth Social!
Gostou? Compartilhe!
Truth Social
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

Após a proibição permanente de Donald Trump do Twitter em 2021, o ex-presidente dos EUA decidiu lançar sua própria rede social, apelidada de Truth Social, que ele afirma que “resistirá à tirania da Big Tech”. Sendo assim, muitas pessoas que são fãs de Trump ou o repudiam, ficaram curiosos em saber o que seria esta rede social. Será ela uma forma de auto promoção ou apenas mais uma modinha? Confira abaixo tudo o que sabemos sobre ela.

Por que Trump iniciou uma rede social?

Imagem: PCMag/Twitter

Por que Trump iria querer sua própria rede social? Basta olhar para a contagem de seus (antigos) seguidores. Antes de sua conta no Twitter ser derrubada, Trump tinha quase 90 milhões de seguidores no Twitter e 34 milhões de no Facebook, que também o baniu até pelo menos janeiro de 2023. Se tem uma coisa que Trump adorava antes e durante sua presidência, era postar na internet.

De acordo com um arquivo de seus tweets anteriores, Trump twittou mais de 30 vezes por dia, em média, até o final de seu mandato. Depois que ele foi banido, ele voltou à internet com um blog de curta duração onde postou atualizações semelhantes ao Twitter. Em vez de se afastar dos milhões de pessoas que se apegam a cada palavra sua, Trump acredita que pode assumir o controle da conversa e mover esses seguidores para o Truth Social.

Continua depois da Publicidade

Se ele conseguir que uma pequena porcentagem das pessoas o siga, esse experimento será um sucesso para ele. Claro, o dinheiro também é um grande motivador, sejam grandes investimentos na empresa ou outra forma de solicitar doações de pequenos dólares dos seguidores. Portanto, essa é uma grande e inteligente jogada do ex-presidente, que sempre soube fazer negócios.

Quem administra a Truth Social?

Existem duas entidades por trás do Truth Social. O primeiro é o Trump Media & Technology Group (TMTG), formado em fevereiro de 2021 por Donald Trump. A empresa também usa o nome T Media Tech LLC em alguns lugares. A partir de janeiro de 2022, o ex-deputado dos EUA Devin Nunes começou a atuar como CEO da organização.

A outra empresa envolvida é a Digital World Acquisition Corp. (DWAC), uma SPAC de capital aberto fundada pelo banqueiro de Miami Patrick Orlando. As duas entidades firmaram um acordo de fusão para tornar a TMTG uma empresa de capital aberto. No entanto, a entidade combinada está sob investigação da SEC por potencialmente contornar as leis de valores mobiliários.

O plano da TMTG, como empresa de capital aberto, seria oferecer alternativas à mídia convencional e às redes sociais. Além da Truth Social, a empresa também está trabalhando para lançar uma rede de notícias chamada TMTG News e um serviço de streaming de vídeo conhecido como TMTG+. Todos esses três produtos serão centrados na audiência conservadora.

É pra gamer?

Você pertence ao Truth Social? Se você tiver que perguntar, a resposta provavelmente é não. Esta plataforma não foi concebida como um substituto para serviços convencionais como Twitter ou Facebook. Em vez disso, é outra plataforma de mídia social projetada para lutar contra uma “cultura acordada” percebida e menos sobre moderação ou acessibilidade de conteúdo.

Plataformas semelhantes surgiram ao longo dos anos na tentativa de atrair a atenção de grupos de alt-right, extrema-direita, extremistas e marginais. Esses espaços – como Gab, Parler e Telegram – cortejaram o direito a vários graus de sucesso e fracasso, à medida que o discurso de ódio proliferava. Até o ex-assessor político de Trump, Jason Miller, criou sua própria plataforma social de direita chamada Gettr quando Truth Social era apenas um boato, mas tem seus próprios problemas.

A Truth Social fez uma parceria formal com a Rumble, uma plataforma de vídeo popular entre a extrema direita. Em uma declaração inicial sobre sua plataforma, Trump disse que o Truth Social não terá “proibição de sombra, limitação, desmonetização ou confusão com algoritmos para manipulação política”.

“Não vamos silenciar nossos concidadãos simplesmente porque eles podem estar errados – ou pior, porque achamos que os americanos ‘não conseguem lidar com a verdade’”, disse Trump. Notavelmente, porém, os termos de serviço do site dizem que sua conta pode ser suspensa se você tirar sarro da plataforma.

O Truth Social sem dúvida cortejará as pessoas que usam essas plataformas rivais, bem como aqueles que uma vez seguiram Trump no Twitter e no Facebook.

Por que o Truth Social se parece com o Twitter?

A Truth Social tem mais do que uma semelhança passageira com o Twitter, mas isso não é apenas porque o Twitter foi a plataforma de escolha de Trump. O Truth Social foi criado usando uma licença de código aberto da Mastodon, que foi inicialmente criada como uma alternativa ao Twitter.

Depois que uma versão de teste da Truth Social foi lançada em outubro de 2021, foi determinado que a rede simplesmente usava uma versão recolorida do tema 3.0 do Mastodon. A maior parte da funcionalidade do serviço é idêntica ao Twitter. Em vez de Gostos, eles são chamados de Verdades; em vez de retuítes, são Re-Truths. O feed de notícias é chamado de feed da verdade e assim por diante.

Mas o que é o Mastodon?

O Mastodon é uma plataforma de mídia social de microblogging de código aberto, descentralizada. Ele é construído no protocolo ActivityPub que permite que vários servidores executados independentemente se comuniquem entre si e com outros serviços ActivityPub. Essa rede de servidores e serviços interconectados é abreviada como Fediverse, da qual o Mastodon é apenas uma parte.

Em termos práticos, isso significa que alguém usando o servidor “oficial” e maior do Mastodon, mastodon.social, pode ver postagens e interagir com usuários no servidor infosec.exchange e outros. Eles podem até seguir as postagens dos usuários na plataforma de compartilhamento de imagens sociais Pixelfed.

O Mastodon também dá grande ênfase à moderação e acessibilidade do conteúdo. Indivíduos e servidores podem bloquear usuários e domínios inteiros, e o texto das postagens geralmente não é pesquisável. Avisos de conteúdo e descrições de imagens para leitores de tela são incorporados à plataforma, e a comunidade incentiva seu uso.

Com 4,4 milhões de usuários, o Mastodon é minúsculo em comparação com serviços centralizados e direcionados a anúncios, como Facebook ou Twitter. Mas ele se saiu surpreendentemente bem como um azarão de código aberto. Em 2021, lançou seu primeiro aplicativo oficial para iOS e os planos estão em andamento para um aplicativo para Android. Graças às notícias geradas pelo Truth Social, mais atenção provavelmente será atraída para a rede social de código aberto, para melhor ou para pior.

Como faço para me inscrever no Truth Social?

Um teste beta para o aplicativo iOS deveria começar em novembro de 2021, mas os convites só foram lançados no mês de fevereiro para cerca de 500 pessoas, conforme relatou a Reuters. A partir de 21 de fevereiro, você pode baixar o aplicativo iOS na App Store, uma versão do Android está “em breve”, de acordo com o site Truth Social. Ao se inscrever, você será solicitado a fornecer um endereço de e-mail e um número de telefone.

Via: Reuters/PCMag/Truth Social

CONTEÚDO RELACIONADO