Publicidade
Tecnologia

Tipo Black Mirror? EUA testa cães robôs em fronteira com o México

Cães robóticos estão sendo testados como patrulhadores na fronteira com o México
Gostou? Compartilhe!
Dog robot
Soldado acompanha cão robô da Ghost Robotic. (Imagem: Reprodução/Instagram)
Publicidade

O novo investimento em segurança da força de fronteira dos EUA é literalmente ‘muito Black Mirror‘, como diria um bordão adotado por internautas que se espantam com algo tecnologicamente intrigante. Isto porque nada menos que cães robôs estão sendo testados pelo exército e podem ser adotados como soldados de patrulha caso a experiência seja tida como positiva.

Veja também:

    De acordo com o Departamento de Segurança Interna (DHS), os Dog Patrols – muito parecidos com as máquinas vistas em Metalhead, o quinto episódio da quarta temporada de Black Mirror – estão sendo usados na fronteira com o México, e sua função de patrulhar foi considerada “bem sucedida”, e o trabalho deve com esses robôs deve continuar.

    Fabricante

    Os cães mecânicos são fabricados pela Ghost Robotics, uma empresa focada em tecnologia de segurança, e tem como carro-chefe o modelo Ghost Vision 60, uma máquina com muitas vantagens de trabalho quando comparada a um humano.

    Continua depois da Publicidade
    Cara de um focinho de outro? Máquina da Ghost Robotics encara Hammer, cão da Força Aérea dos EUA 
    Carmen Pontell. (Imagem: Ghost Robotic)

    Além de obviamente não comer e nem receber salário, o robô de 32 kg pode percorrer sob o sol escaldante da região cerca de 12km em até 3 horas, tendo como “ração” uma única carga de bateria. Confira outros pontos de destaque dessas máquinas:

    • Atuação autônoma ou por controle manual
    • Visão de câmera noturna
    • Função de GPS
    • Resistente à água
    • Pode ter armas acopladas

    Os cães robôs da Ghost Robotics foram implantados como unidades de patrulha na Base Tyndall da Força Aérea dos EUA (USAF).

    Protestos

    A utilização dos cães robôs tem sido duramente criticada por alguns políticos e grupos de direitos civis, que entendem o uso das máquinas nesta função como desumanizante. Em contrapartida, o artigo do Human Richt Watch que é dito para rebater essa acusação é que há mais de 160 denúncias de abusos físicos e sexuais cometidos por parte de oficiais de fronteira.

    A comparação com Black Mirror

    Escrito pelo criador de Black Mirror, Charlie Brooker e dirigido por David Slade, o episódio avulso que trata de um hipotético futuro sombrio, estreou na NETFLIX em dezembro de 2017. Nele, a personagem Bella (Maxine Peake) é perseguida pelos cães robóticos, que caçam humanos infratores das atuais regras que regem a sociedade naquele momento.

    Confira o trailer com as máquinas inspiradas na concorrente da Ghost Robotic, a Boston Dynamics:

    https://youtu.be/GM3GM299orc

    CONTEÚDO RELACIONADO