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Twitter Blue

Twitter anuncia plano para ter selo de verificado

A controversa marca azul, que agora pelo jeito todos podem ter, começará a valer ainda nesta semana
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Twitter Blue
(Imagem: Divulgação)
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O Twitter começou a anunciar o lançamento de seu serviço de assinatura paga na loja de aplicativos da Apple no sábado (29 de outubro), após a prometida revisão do novo proprietário Elon Musk do sistema de verificação da plataforma de mídia social, o que já está tendo uma onda de críticas vindas de jornalistas e celebridades como Stephen King.

A marca de verificação azul, uma vez gratuita, dada às contas verificadas no Twitter, em breve estará disponível para qualquer usuário do Twitter Blue que pague US $ 7,99 por mês (R$ 40,67 na cotação de hoje, 7 de novembro). Desde 2009, as contas com verificação azul foram distribuídas aos usuários por meio de um processo de verificação como forma de separar contas autênticas de falsificadores.

Depois que o novo modelo alertou sobre as consequências que o sistema poderia ter na desinformação para as eleições de meio de mandato de 2022 nos EUA, a empresa adiou o lançamento até 9 de novembro, informou o New York Times no domingo (5 de novembro). Uma atualização do aplicativo Twitter em dispositivos iOS nos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido disse que os usuários que se inscreverem agora podem receber o check azul “assim como as celebridades, empresas e políticos que você já segue”.

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Apesar do nome do novo recurso Twitter Blue, o Twitter não especificou nenhum requisito necessário para verificar a autenticidade de um usuário além da taxa mensal. Musk disse em um tweet no domingo, no entanto, que haveria consequências para contas inautênticas. “No futuro, qualquer Twitter que lide com a personificação sem especificar claramente a ‘paródia’ será permanentemente suspenso”, escreveu ele.

Seu alerta ocorre em meio a uma tendência de usuários do Twitter posando jocosamente como Musk, adotando o mesmo nome e foto de perfil do bilionário. Muitas dessas contas de impostores postaram capturas de tela mostrando suas suspensões de conta no início do domingo.

Não está claro quando os usuários pagos receberão as novas marcas de seleção ao lado de seus nomes ou quando as contas verificadas sem uma assinatura paga estão definidas para perder a verificação. “O novo Blue ainda não está disponível – o sprint para o nosso lançamento continua, mas algumas pessoas podem nos ver fazendo atualizações porque estamos testando e promovendo mudanças em tempo real”, twittou um gerente de equipe de produtos da empresa no sábado.

Os celulares Android são os próximos na fila para o lançamento da assinatura, acrescentou ela, sem especificar o momento. Um dia antes, o Twitter demitiu metade de sua força de trabalho para cortar custos. Musk disse que a empresa está perdendo mais de US$ 4 milhões por dia.

Enquanto isso, o compromisso de Musk em promover sua versão de liberdade de expressão na plataforma custou a receita de publicidade da empresa. O bilionário prometeu recentemente aos anunciantes que o Twitter não se transformaria em uma “paisagem infernal gratuita para todos”.

Musk explicou seu raciocínio para a reformulação da verificação em um tweet no sábado. “Muitas marcas de verificação ‘verificadas’ do legado foram distribuídas, muitas vezes de forma arbitrária, então, na realidade, elas não são verificadas”, escreveu ele. “Você pode comprar quantos quiser agora mesmo com uma pesquisa no Google. Pegar carona no sistema de pagamento da Apple/Android é uma maneira muito melhor de garantir a verificação.”

Grandes grupos de vigilância de tecnologia disseram que fazer mudanças nos padrões de verificação tão perto de uma eleição (EUA e como visto no Brasil) pode ser confuso ou perigoso. Permanecem os temores de que regras mais frouxas de moderação de conteúdo possam inflamar o tipo de retórica odiosa na plataforma que leva à violência no mundo real, como a que o Brasil passa neste momento.

Via: New York Times/NPR

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