A plataforma de mídia social anteriormente conhecida como Twitter (agora chamada X) anunciou que está testando um novo programa que exigirá que novos usuários paguem uma taxa anual de US$ 1 para usar a maioria das funções da plataforma, incluindo a capacidade de tweetar e interagir com outros usuários.
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O programa “Not a Bot” será testado primeiro na Nova Zelândia e nas Filipinas, e os usuários existentes não serão afetados. O Twitter afirma que a mudança não pretende ser um “gerador de lucro”, mas sim combater contas de spam. “Este novo teste foi desenvolvido para reforçar nossos esforços já bem-sucedidos para reduzir spam, manipulação de nossa plataforma e atividade de bot, ao mesmo tempo em que equilibra a acessibilidade da plataforma com o pequeno valor da taxa. Não é um gerador de lucro”, escreveu a empresa no Twitter. “E até agora, as opções de assinatura provaram ser a principal solução que funciona em escala.”
Os usuários do Twitter reagem
Sem surpresa, o anúncio foi rapidamente criticado pelos usuários. Embora Elon Musk acredite que a mudança ajudará a reduzir os bots de spam que inundaram rapidamente a plataforma, a maioria dos usuários permanece cética. Alguns apontaram que as contas de spam já estão dispostas a pagar por um blue check, então não parece difícil acreditar que as contas de spam estariam dispostas a pagar uma pequena taxa de US$ 1.
É claro que a mudança também poderia levar os usuários em potencial a adotar outras plataformas de mídia social. As mudanças no Twitter/X geraram muita frustração para os usuários atuais. Além do problema do bot de spam, o site perdeu muitos de seus principais anunciantes. A publicidade ainda existe, mas as empresas que pagam para anunciar na plataforma são significativamente mais pequenas.
Há também o fato de que a equipe menor da empresa levou a problemas maiores, incluindo recursos que dão bugs rotineiramente.