Desde que Elon Musk assumiu o Twitter, muita coisa aconteceu na empresa, mas nada se compara à última notícia que chega de um tribunal da Califórnia: a Twitter Inc., empresa por trás da plataforma de microblogging, não existe mais. Em outubro de 2022, Musk adquiriu o aplicativo por US $ 44 bilhões, um negócio que ainda não deu lucro.
Veja também:
Twitter “não existe mais”
Com o Twitter Blue fazendo sua estreia em dezembro de 2022 e várias outras mudanças em andamento, o Twitter está em uma montanha-russa com seu autodenominado “Technoking“. De acordo com um artigo do Bloomberg que cita um documento judicial recente, o Twitter Inc. não existe mais. Isso não significa que a plataforma de mídia social Twitter não esteja mais funcionando, mas a empresa sob a qual opera até agora “foi incorporada à X Corp.“, diz o documento oficial enviado em 4 de abril de 2023.
Mas o que é a X Corp. e onde ela entra na história?
Em outras palavras, a X Corp. é a sucessora legal do Twitter Inc. Os registros sugerem que a X Corp. é uma empresa com sede em Nevada que surgiu há um mês, em 9 de março. Os registros também revelam que a fusão Twitter-X Corp. ocorreu em 15 de março. Em 11 de abril, Musk – o presidente da X Corp. para a maioria das pessoas, que não sabiam o que estava acontecendo nos bastidores.
Embora não esteja claro o que isso significa para o aplicativo de microblogging, no passado, Musk sugeriu que a aquisição do Twitter poderia ajudar a criar um ‘aplicativo para tudo’ chamado “X”. Pelo que parece, o Twitter continuaria a existir como um produto de sua empresa-mãe, ou seja, X Corp, pelo menos no futuro previsível.
Empresas Triplo X de Musk
No ano passado, Musk criou três empresas que o beneficiariam com a aquisição do Twitter, de acordo com o site Slate. Essas empresas eram X Holdings I, X Holdings II e X Holdings III. Enquanto o Twitter, com seu nome, deveria se fundir com a X Holdings II, as outras duas eram holdings: a X Holdings I por atuar como controladora da entidade resultante da fusão e a X Holdings III por administrar o empréstimo de US$ 13 bilhões que Musk tomou para a oferta.
Esse não parece mais ser o acordo, já que a X Holding I agora faz parte da X Holdings Corp., a empresa-mãe do Twitter/X Corp. Formar uma nova empresa-mãe e consolidar o Twitter na X Corp. na criação do super app “X.” Em 2022, Musk disse que o Twitter aceleraria o aplicativo X em três a cinco anos. No momento, não está claro se as outras empresas de Musk, como Tesla, SpaceX, Neuralink e The Boring Company, estão relacionadas à X Holdings. Corp de qualquer maneira.