De acordo com um novo relatório da Axios, o uso do Twitter (ou “X”) caiu significativamente no primeiro ano de propriedade de Elon Musk. Os downloads do aplicativo caíram 38% entre outubro de 2022 e setembro de 2023 em todo o mundo. Já nos EUA, casa da rede social, a queda foi muito mais significativa, com 57%.
Veja também:
O uso também caiu, com o número de usuários mensais ativos indo ladeira abaixo com 14,8% globalmente e 17,8% nos EUA, enquanto o tempo médio gasto com o aplicativo também teve uma queda. O número de usuários que deixaram de usar o Twitter também aumentou 30% em relação ao ano anterior.
As lutas do Twitter
Embora esses números pintem um quadro sombrio para o Twitter, eles provavelmente não serão uma grande surpresa. No último ano, Elon Musk instituiu várias mudanças que frustraram os usuários antigos da plataforma. A primeira delas foi uma mudança nos blue checks, passando de um sistema de verificação que ajudava a identificar celebridades, jornalistas e fontes oficiais, a um sinal de status que poderia ser adquirido por US$ 8 por mês.
Esses usuários também viram suas respostas aumentarem para o topo de cada tweet, tornando mais fácil para bots de spam e trolls de resposta invadirem a plataforma. Desde então, a desinformação se espalhou pelo Twitter, prejudicando rapidamente a força do site como fonte de notícias. Como resultado, os principais anunciantes fugiram em massa do Twitter.
O site ainda tem anunciantes, mas os restantes são menores, enchendo o Twitter com anúncios de coisas totalmente sem sentido algum e desnecessárias. Claro, também houve a desastrosa mudança de nome da empresa para “X”, que é um nome que a maioria dos usuários nem chama de plataforma.
Agora resta saber quais serão as mais novas peripécias de Elon Musk como dono do Twitter, ou X, e o que ele pretende fazer com essas informações.