Publicidade
Metaverso

Um investimento de US $ 50 milhões é suficiente para confiar no metaverso do Facebook?

Facebook acredita que seu metaverso é o futuro de como usamos a internet.
Gostou? Compartilhe!
Facebook Metaverso
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

O Facebook acaba de anunciar planos de gastar US $ 50 milhões para criar ‘responsavelmente’ seu metaverso lendário, mas para muitas pessoas, provavelmente é tarde demais para a empresa. O Facebook primeiro detalhou seus planos para criar um metaverso em agosto – essencialmente um conceito que verá as pessoas mesclando seu mundo online com o físico. Esteja alguém fazendo compras, jogando ou se comunicando com amigos, a ideia do metaverso é pegar essas interações e torná-las mais pessoais do que são hoje.

O primeiro exemplo de metaverso do Facebook foi demonstrado em 19 de agosto com o anúncio do Horizon Workrooms. Em vez de hospedar uma reunião de trabalho via Zoom ou Google Meet, o Horizon Workrooms é um aplicativo de RV que permite que até 16 pessoas participem de um escritório virtual para trabalho remoto. Eles podem ver os avatares de outras pessoas na Horizon Workroom, usar um Mac ou PC do mundo real durante a RV e ter rastreamento total de gestos para o movimento do braço e da cabeça. É apenas um exemplo de como a ideia do metaverso pode ser implementada, e provavelmente haverá mais aplicativos do metaverso do Facebook nos próximos anos.

Em preparação para a expansão de seu metaverso, o Facebook está tentando apoiar a tecnologia com foco na privacidade e responsabilidade. Em uma postagem de blog publicada em 27 de setembro de 2021, o Facebook anunciou o Fundo de Programas e Pesquisa XR. Nos próximos dois anos, o Facebook gastará incríveis US $ 50 milhões para desenvolver o metaverso de maneira “responsável”.

Continua depois da Publicidade

Como a postagem do blog explica, “Por meio desse fundo, vamos colaborar com parceiros da indústria, grupos de direitos civis, governos, organizações sem fins lucrativos e instituições acadêmicas para determinar como construir essas tecnologias de forma responsável.” O Facebook então destaca coisas como equidade, inclusão e privacidade como pontos-chave para esse desenvolvimento responsável – tudo com o objetivo de tentar mostrar às pessoas que está gastando tempo e dinheiro para construir o metaverso da maneira ‘certa’.

Você confia no Facebook?

Não é surpresa que o Facebook gaste tanto dinheiro para construir confiança no metaverso. É ainda menos surpreendente que a empresa tenha divulgado o anúncio com uma postagem em um blog repleta de conversas de relações públicas. O Facebook sabe que tem uma quantidade crescente de desconfiança com toneladas de pessoas. Se a empresa manipulou mal tantos dados do usuário e já contribuiu para a disseminação desenfreada de desinformação sem fim, o que dizer que isso não existirá no metaverso?

Pode-se também argumentar que essas coisas serão potencialmente piores no metaverso do que são hoje. O Facebook já construiu enormes críticas em torno de si mesmo com um site de mídia social no mundo real. Se o metaverso é essencialmente a maneira do Facebook de se integrar ainda mais à vida cotidiana das pessoas, há motivos para acreditar que há uma chance ainda maior das coisas darem errado em uma escala maior do que nunca.

Nada disso quer dizer que o Facebook está criando o metaverso com más intenções, mas a história desagradável da empresa certamente coloca uma sombra negra sobre todo o projeto. Um fundo de US $ 50 milhões para tentar evitar erros do passado é uma jogada objetivamente boa, mas ainda não se sabe se isso é suficiente para ganhar a confiança das pessoas. Considerando quantas pontes o Facebook já destruiu ao longo dos anos, é seguro presumir que US $ 50 milhões não serão suficientes.

Via: Facebook/Screen Rant/Joe Maring

CONTEÚDO RELACIONADO