Como conectar o controle de PS4 ou PS3 no PC

Como conectar e emparelhar um controle PS4 ou PS3 ao seu PC usando Bluetooth ou um cabo USB

Publicado em 8/7/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Um dos principais problemas enfrentados por jogadores de PC sempre foi a precisão do teclado e do mouse. Mesmo que o jogo seja simples utilizando apenas a teclas pra cima, pra baixo ou A, W e assim por diante, tanto teclado quanto mouse não são algo muito confortável para se utilizar. Por este motivo, principalmente usuários de consoles, preferem usar controles.

Outro motivo para o uso do controle é ter que decorar teclas para abrir uma porta, outra para pular e existem aqueles momentos incomodos que deve clicar em duas teclas ao mesmo tempo para o personagem correr. Tudo bem que no controle é a mesma coisa, mas os botões estão mais próximos, diferente do teclado. Aina mais se tiver que usar telado + mouse + tecal específica = a muita dor de cabeça!

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Felizmente existem controles para os usuários jogarem no PC, mas alguns são caros demais. Só que muitos jogadores já possuem o seu controle, principalmente de Playstation e gostariam de o utilizar no PC. Principalmente se forem do Playstation 4 que ainda hoje são a maioria que utilizam o Dualshock. Lógico que se for do console da Sony. Portanto, confira três maneiras diferentes de conectar o seu controle de PS4 no PC com Windows 10. Destacando que o tutorial também funciona para o seu controle do Playstation 3.

1. Como conectar o controle PS4 ou PS3 ao PC com USB

A primeira maneira que a maioria das pessoas irá querer conectar o seu controle de Playstation 4 ou 3 no PC, talvez seja via cabo USB. Principalmente se for para jogar os títulos do Steam. Por este motivo separamos abaixo as duas maneiras de conectar o seu Dualshock, uma via Steam e a outra via DS4 do Windows. Para começar é só pegar o mesmo cabo micro-USB que usa para carregar o seu controle e seguir as instruções:

Via Steam

Primeiro lembre-se que deve possuir uma conta Steam. Depois, caso já possua, é só fazer o seu login e seguir as orientações do próprio site.

1. Abra o Steam e clique no ícone “Mode Big Picture” no canto superior direito – parece um quadrado com duas setas apontando para cima e para baixo.

Imagem: Alan Uemura

2. Uma vez no Mode Big Picture, irá abrir uma apresentação. Selecione o ícone de engrenagem no canto superior direito para navegar até Configurações.

Imagem: Alan Uemura

3. Na guia “Controle”, clique em “Configurações gerais”.

Imagem: Alan Uemura

4. Marque a caixa “Ativar configuração de controles de PlayStation”.

Imagem: Alan Uemura

5. Agora conecte o controle do PS4 em seu PC usando o cabo micro-USB. Certifique-se de que a luz de fundo do controle acenda para indicar que há uma conexão.

6. O Steam deve detectar e configurar automaticamente o seu controle. Clique nele quando ele aparecer na parte inferior da página e pronto! É só jogar.

Imagem: Alan Uemura – como dá para ver, dá para ligar o seu controle do PS3.

Via DS4 Windows Utility

Caso deseje usar o controle com fio com um jogo que não seja do Steam, esta é outra opção. Aqui é só válido para o controle do Playstation 4.

1. Através de seu navegador, vá até o site DS4Windows.com. Clique em “Baixar agora”.

2. Você será redirecionado para o Github. Localize e clique no arquivo DS4Windows.zip e baixe-o em seu computador.

Imagem: Alan Uemura

3. Depois de baixar é só ver onde ele ficou e descompactar.

4. Agora é só clicar duas vezes no arquivo DS4Windows, confirmar que deseja executar o programa e escolher onde quer salvar os arquivos do programa. Se não quiser escolher, basta clicar em Appdata. Agora é só instalar o driver DS4 e caso seja perguntado se deseja instalar o software, clique em Sim ou Instalar.

Imagem: Alan Uemura

5. Escolha a primeira opção PS4 e pronto, é só jogar!

Imagem: Alan Uemura

2. Conectar o controle PS4 ou PS3 ao PC com Bluetooth

Caso o seu PC suporte Bluetooth, e acreditamos que ela tenha pelo menos uma década, você pode emparelhar e conectar seu controle sem fio sem problemas. Para isto basta seguir os passos a seguir:

1. Abra o menu de pesquisa do seu PC (você pode pressionar a tecla Windows + Q para abri-lo imediatamente) e pesquise por “Bluetooth”.

2. Quando “Bluetooth e outras configurações de dispositivos” aparecer nos resultados da pesquisa, clique nele.

3. Certifique-se de que o seu computador esteja com o Bluetooth habilitado, definindo o botão “Bluetooth” para “Ligado”.

Imagem: Alan Uemura

4. Mantenha pressionados os botões Playstation e Share até que a luz de fundo comece a piscar.

Imagem: Sony

5. No seu PC, clique em “Adicionar Bluetooth ou outro dispositivo” e selecione “Bluetooth”.

6. Agora irá aparecer o seu controle como “Controle sem fio”. Clique nele para finalizar a conexão. Se for solicitada uma senha, digite “0000”.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio