Como saber se a bateria está viciada

Conheça os 5 sinais que está na hora de trocar a bateria do seu celular.

Publicado em 12/7/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os usuários de celular sabem muito bem o que é ficar sem bateria de uma hora para outra. Principalmente agora, que os mobile deixaram de ser apenas um aparelho de trabalho e se tornaram multiuso, principalmente para aqueles que jogam. Hoje a maioria das reviews de smartphones possuem análise se determinada marca funciona bem ou não com alguns títulos.

E a maioria dos jogos de sucesso são para mobile como Fortnite, Among Us, Pokémon Go, Minecraft, PUBG, etc. Portanto, novamente, o que é mais chato do que ficar sem bateria na hora daquela aventura? Mas existem diversos motivos para que a bateria possa estar acabando, além de excesso de uso, que é a famosa “bateria viciada”. E antes de dizer “não se faz mais celulares como antigamente”, confira 5 sinais que está na hora de trocar a bateria do seu celular.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

1. Não liga

Esta é a forma mais óbvia de saber se sua bateria está simplesmente “acabada”, porque ele não liga. Você carregou totalmente o seu celular, fez o teste do cabo para saber se ele não está com problema (e não está), mas o mesmo simplesmente não liga! E caso ainda esteja ouvindo notificações de seu celular ou com algum sinal de energia, mas a tela estiver totalmente escura, talvez o problema não seja a bateria e sim a tela. Desta forma, além do cabo, teste o carregador para confirmar se realmente é a bateria. E se não for o carregador, assim como o cabo – além da energia elétrica -, sim, sua bateria foi pro saco… de lixo.

2. Sinal de vida apenas quando conectado no carregador

Depois de fazer todos os testes com o carregador, cabo e também que a tela está completamente bem, ainda dá para fazer outros testes. Conecte o carregador ao seu celular e observe por alguns minutos. Se ele liga e começa a funcionar, ótimo. Agora desconecte o carregador. Se o celular desligar assim que o carregador for removido, a bateria está definitivamente esgotada. Isso pode ser determinado pelo fato de que o mesmo só funciona ao ser alimentado pelo carregador.

3. Não aguenta por muito tempo, mesmo depois de carregado

Em média os novos celulares aguentam muito bem. Dependendo da marca ele é capaz de aguentar até dois dias. Mas em sua maioria, ele é capaz de durar até 8 horas. Lógico que sabemos que isto pode variar de usuário para usuário, ainda mais se estiver jogando algo muito pesado, assistindo a detonados no YouTube, usando algum comunicador etc. Por isso se o celular está totalmente carregado, mas a bateria se esgota mais rápido que o normal ou ela é interrompida aleatoriamente, com certeza a bateria está no final de sua vida.

4. Superaquecimento

O seu celular pode se aquecer por muitos motivos, como ter o deixado no sol, ficar muito tempo em sua mão, além de aplicativos que irão superaquecer o seu aparelho. Alguns celulares acabam por desligar automaticamente para proteger o seu dispositivo, mas outros não. A faixa de temperatura normal é de 37° a 43° C. O celular pode até trabalhar acima desta temperatura, mas com certeza a bateria irá ficar com mais problemas e isto é mais um sinal de vicio.

5. Bateria estufada

O último é algo que atualmente é dificil de se perceber, até ser tarde demais: a bateria abaulada ou “estufada”. Caso tenha um celular que dá para abrir e olhar a sua bateria, irá ver que ela está estufada, portanto é melhor se livar dela o quanto antes. Mas se não pode abrir o seu dispositivo, só poderá perceber quando a bateria empurrar a tela para cima. Este estufamento acontece porque a bateria está com sobrecarga das células, por isso ela irá superaquecer e é um dos graus mais perigosos que existe. Neste ponto, não há escolha, chegou a hora de trocar a bateria antes que danifique algo a mais.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio