Publicidade
Reembolso

Como solicitar um reembolso da Xbox

Obter um reembolso do Xbox nunca foi tão simples!
Gostou? Compartilhe!
Xbox
(Imagem: Xbox)
Publicidade

Comprar jogos é algo muito simples. Você pode ir até uma loja e o comprar pessoalmente, através de uma loja online e esperar ele chegar ou simplesmente adquirir o seu digital. Só que muitas vezes, por diversos motivos, como por exemplo o título da CD Projekt Red, Cyberpunk 2077, a quantidade de bugs é tão grande que se torna quase impossível conseguir jogá-lo. Daí o que fazer? Pelos direitos do consumidor, você tem direito a troca e até reembolso.

Só que no papel do Direito do Consumidor é uma coisa, e quando se trata das empresas em que você adquiriu o produto, é outra. Além da compra, você ainda precisa clicar no quadradinho que aceita os termos de comprar aquele produto de acordo com o que eles querem. Se não aceitar apenas o item 7 de mil parágrafos, não irá poder comprar o seu jogo. Isto quando alguém lê.

E depois de comprar, dependendo do que não tenha gostado, será praticamente impossível conseguir o seu reembolso. Só que existem maneiras sim de você conseguir o seu dinheiro de volta. Dá para fazer isto até 98% das vezes, o que já é algo formidável. Portanto, vamos te explicar passo a passo como conseguir o seu reembolso caso seja um usuário do Xbox! Confira abaixo.

Continua depois da Publicidade

1. Política de Reembolso da Xbox

Durante muito tempo não era possível conseguir o seu reembolso de um título digital. Não importa qual console você tivesse, ou seja, Playstation ou Xbox, até mesmo PC, todas as empresas tinham a mesma política de não devolver o seu dinheiro. Só que com os anos isso mudou e a Microsoft Store também seguiu esta tendência. De qualquer forma, mesmo com a aprovação de devolução, não é uma tarefa tão fácil assim.

Ao entrar na página de Condições de reembolso de compra de jogo digital da empresa, irá perceber que não é algo simples e a Xbox praticamente de desencoraja a continuar. O motivo? Porque para ela, todas – TODAS – as vendas de jogos digitais são consideradas finais, com exceção e algumas circunstâncias atenuantes. E quais são elas? Novamente não é uma tarefa fácil, onde terá que ler linhas e mais linhas, clicar em vários links e até mesmo conversar com o suporte para aprender a respeito da política de reembolso, que inclui estas diretrizes:

  • Precisa ter um motivo legítimo ao solicitar um reembolso;
  • Reembolsos disponíveis apenas 14 dias após a compra;
  • Não pode obter um reembolso se jogar um título por mais de duas horas em todas as contas;
  • Reembolsos são possíveis pelo menos um dia após a data de lançamento do jogo e depois de baixar e iniciar o mesmo pelo menos uma vez;
  • Conteúdo para download, complementos e passes de temporada não podem ser reembolsados.

Já lendo estas regras, ou você prefere não comprar mais nenhum jogo antes de ler as críticas ou nem irá tentar a devolução de seu sagrado dinheiro. Só que existem sim motivos apra eles fazerem o reembolso e abaixo estão elas:

  • Comprou o game por acidente (errado);
  • O jogo não funciona ou apresenta mau (grave) funcionamento;
  • Há um erro na sua fatura;
  • O jogo foi comprado por outra pessoa usando sua conta.

Caso a solicitação de reembolso seja aprovada, a Microsoft devolverá o dinheiro em alguns dias úteis. Não há qualquer menção se você pode escolher o método de pagamento para o reembolso. Como existe uma declaração que você deve olhar o local de onde saiu o pagamento, então é compreensível que o dinheiro volte para o mesmo local de onde ele saiu.

Pré-encomendas de jogos digitais

No caso de pré-encomendas, você pode cancelar até dez dias antes do lançamento. Se você perder essa janela, ainda poderá se qualificar para receber seu dinheiro de volta, mas terá que solicitar um reembolso.

2. Como solicitar o reembolso de um jogo Xbox?

As políticas de reembolso para jogos digitais do Xbox não são tão simples quanto você espera. O pedido de reembolso pode ser encontrado na página Solicitar um reembolso do Xbox e abaixo está o que você precisa fazer:

  • Depois de chegar à página, faça login em uma conta do Xbox com seu nome de usuário e senha;
  • Vá para o seu histórico de pedidos;
  • Clique no número do pedido do item e selecione Solicitar reembolso na parte inferior da lista;
  • Confirme se o título e o número do pedido do item estão corretos;
  • Selecione um dos motivos legítimos para sua solicitação de reembolso;
  • Dependendo do motivo, pode ser necessário fornecer informações adicionais;
  • Confirme o endereço de e-mail que deseja usar para lidar com a solicitação;
  • Clique em Enviar.
Você pode solicitar um reembolso via – Can you request a refund viaSim/Não – Yes/No
Não pagam – DoNotPaySim – Yes
E-mail – EmailNão – No
Telefone – PhoneNão – No
Carta – LetterNão – No
Site da Internet – WebsiteSim – Yes
Pessoalmente – In-personNão – No

3. Quanto tempo a Microsoft demora para fazer o reembolso?

Depois de fazer o seu pedido de reemboloso, você irá receber um e-mail de confirmação. Agora a equipe de suporte irá olhar se tudo está preenchido corretamente e verificar se o seu item se qualifica para a devolução do dinheiro em até 72 horas. Sempre verifique sua caixa de spam. Dá também para verificar através do status de solicitação de reembolso através do histórico de pedidos em sua conta. Caso seu pedido tenha sido negado e queira fazer uma reclamação, responda ao e-mail de confirmação ou ao último que tenha recebido com o assunto do reembolso.

4. Problemas que você pode ter ao fazer uma solicitação de reembolso

Um dos grandes problemas que algumas pessoas fazem e causam muitos transtornos, é querer bular o sistema. Depois de ler como funciona a política de reembolso, a pessoa recebe tratar a plataforma de maneira leviana e resolver fazer “testes” de jogos de duas horas. Por isso, com certeza a Microsoft irá dizer que você está abusadno de seus direitos de reembolso e não irá mais oferecê-los, exceto se coneguir via judicialmente, o que ainda poderá te prejudicar.

Um problema comum, desta vez sem que seja leviano, é quando osusuários que solicitam os reembolsos são incapazes de localizar sua compra no histórico de pedidos. Nesse caso, existem várias explicações possíveis:

  • A compra foi feita há menos de 24 horas;
  • O item foi comprado por uma conta diferente;
  • Sua compra foi uma encomenda;
  • Sua compra foi uma assinatura;
  • Sua compra foi um produto Xbox físico;
  • Você presenteou alguém com um jogo.

Estas são as maneiras para conseguir o seu reembolso. Não é tão dificil quanto parece. É só necessário ficar atento ao tempo que ele foi comprado, ver se está realmente em sua conta e não jogar mais do que o limite. Lembre-se que é como pedir um Pastel de Queijo. Não adianta comer ele todo para reclamar só no final que o seu pedido veio errado ou que ele não estava bom.

CONTEÚDO RELACIONADO