Não consegue jogar online? Saiba o que é tipo NAT e como corrigir

Algumas destas dicas podem retomar o processo por aí. Confira!

Publicado em 11/6/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os jogos online dominaram as últimas gerações: a possibilidade de novos estilos de competição, otimizações das tecnologias de rede e a interação entre os jogadores criam novas experiências que complementam os jogos tradicionais e, em muitos casos, só podem existir através do multiplayer online.

Não é à toa portanto que plataformas como a Xbox Live, Sony PlayStation Network e até os jogos de PC investem em uma infraestrutura de rede e servidores avançados para minimizar a latência, impedir o lag e garantir que até 100 pessoas em um battle royale possuem uma experiência em tempo real e livre de problemas. O grande desafio é que, embora toda essa estrutura externa seja eficiente, no fim das contas a performance da jogatina ainda depende da nossa rede doméstica para enviar e receber os dados.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

É aqui que um verdadeiro pesadelo pode aparecer para gamers que tentam jogar online em redes Wi-Fi públicas, compartilhadas, de provedores pequenos ou locais: o tipo NAT. Jogadores com um tipo NAT considerado ruim podem ser designados para servidores lentos e nunca serão o host de uma partida, ou até pior, em alguns casos são completamente impedidos de jogar online. Quer saber o que é tipo NAT, descobrir o seu, e melhorar o tipo NAT quando necessário? Nosso guia explica tudo o que você precisa saber.

Solução rápida

se você não está preocupado em saber o que exatamente é o tipo NAT e qual é sua situação, instalar uma VPN brasileira e ativá-la em seu PC ou console imediatamente garante um tipo NAT B, perfeito para jogos online.

O que é NAT?

A sigla NAT (que significa Tradução de Endereços na Rede em inglês) representa a solução encontrada por roteadores e outros dispositivos de rede para mapear e direcionar os pacotes recebidos e enviados por cada dispositivo de forma segura e controlada. As técnicas de NAT atribuem um endereço IP local para cada dispositivo mesmo que nossa rede possua um único IP público. Além disso, o NAT atribui a cada solicitação uma porta única por onde os dados serão enviados e recebidos. Estas portas precisam ser controladas para evitar a possibilidade de invasão na rede, mas devem estar abertas o suficiente para receber os dados.

A forma como a técnica de NAT está acontecendo em seu equipamento pode ser categorizada em “tipos”, que variam em nome de acordo com cada console ou fabricante. A menos que seu aparelho esteja conectado diretamente à rede sem intermédio de um roteador (mesmo o integrado ao modem), algum tipo NAT estará ativo em seu dispositivo. Como cada tipo NAT permite a troca de dados de forma diferente, alguns são melhores ou piores para jogos online: o pior tipo pode até mesmo impedir a jogatina.

Quais são os tipos NAT?

Não existe uma denominação padrão para cada tipo NAT, mas todos os consoles modernos são capazes de testar a conexão e exibir alguma classificação para caracterizar o seu tipo. Além disso, outros serviços que fazem uso de servidores como uma partida multiplayer do Minecraft ou um servidor de mídia do Plex também exibem algum tipo NAT. Geralmente, você encontrará as seguintes opções:

  • NAT Tipo 1/Tipo A/Open (Aberta): raramente encontrado em redes domésticas, representa uma conexão sem ação do NAT, ou seja, todas as conexões de entrada e saída são livres, e quaisquer servidores podem operar dentro ou fora da rede sem interferência.

NAT Tipo 2/Tipo B/Moderate (Moderada): é o modo encontrado em redes domésticas e é o desejável para gamers: aqui as portas de entrada e saída podem ser controladas por técnicas como UPnP, permitindo seu uso quando necessário mas impedindo vulnerabilidades de segurança.

NAT Tipo 3/Tipo C/Strict (Estrita): considerado o pior tipo para quase qualquer aplicação, este modo restringe as conexões de entrada e interfere diretamente no funcionamento de servidores e jogos online.

Dessa forma, enxergamos o Tipo A apenas quando fazemos uma conexão direta à internet sem usar nenhum roteador. O Tipo B é o padrão para uso doméstico e funciona perfeitamente para jogos e outras aplicações comuns, e o Tipo C é extremamente indesejável e acontece quando a rede está configurada de forma incorreta, ou existe dentro de um compartilhamento como em Dessa forma, enxergamos o Tipo A apenas quando fazemos uma conexão direta à internet sem usar nenhum roteador.

O Tipo B é o padrão para uso doméstico e funciona perfeitamente para jogos e outras aplicações comuns, e o Tipo C é extremamente indesejável e acontece quando a rede está configurada de forma incorreta, ou existe dentro de um compartilhamento como em sistemas de internet à rádio, redes de condomínio ou públicas., redes de condomínio ou públicas.

Qual é o meu Tipo NAT?

A maneira mais fácil de descobrir o Tipo NAT de uma rede é através de consoles como o Nintendo Switch, Xbox 360/One e PlayStation 3/4/5. No menu de ajustes do sistema é possível encontrar a ferramenta de testes da conexão, que relata as métricas da rede e inclui o Tipo NAT detectado.

Caso sua conexão possua um tipo NAT ruim para jogos é comum que sistemas como a Xbox Live proibam seu console de se tornar host de uma partida, além de agregar sua jogatina com outros jogadores com tipos ruins de conexão. Nesse caso, a solução inclui habilitar o recurso UPnP, e abrir portas no roteador. Outra possibilidade é o uso de uma VPN com servidores locais.

Agora que você já conhece o que é NAT e como diagnosticar sua rede, está preparado para jogar online sem as dores de cabeça causadas pelo lag ou restrições de conexão. Confira também: PlayStation 3 recebe atualização 14 anos após seu lançamento.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio