Em 2023, o blog ID@Xbox comemora 10 anos de existência, e Chris Charla, diretor de ID@Xbox, usou o espaço oficial do projeto para refletir sobre a jornada que demandou até o momento mais de R$4 bilhões de dólares (cerca de R$20 bilhões na cotação atual), mais de 3 mil jogos apoiados e outras ações no segmento gamer. Confira abaixo a postagem de Chris na íntegra, via blog oficial do Xbox:
Veja também:
A GDC 2013 [Game Developer Conference, principal evento de desenvolvedores de jogos do mundo] foi um momento difícil para desenvolvedores indies e a divisão Xbox. Ficou claro que a forma como a empresa de Bil Gates estava trabalhando com esses desenvolvedores sem sucesso, mesmo diante de uma situação em que os jogos indies pareciam tão progressivos e inovadores apenas cinco anos antes, quando o “Summer of Arcade” de 2008 colocou esses projetos menores nos holofotes com títulos como Castle Crashers, Braid e Geometry War: Retro Evolved 2.
A cena de jogos independente estava crescendo mais rapidamente do que tudo que tínhamos visto, e nossos processos de negócios e apoio não conseguiam acompanhar. Os desenvolvedores sabiam disso e não estavam felizes.
Quando olhávamos para o futuro, era bem claro que jogos indies e desenvolvedores independentes eram cruciais para a nossa estratégia em oferecer aos jogadores de Xbox uma ampla variedade de conteúdos para jogar. Por isso, na GDC 2013, levamos um duro golpe quando desenvolvedores criticaram a XBLA [Xbox Live Arcade] e Xbox, e voltamos a fazer o duro trabalho de ouvir, sugerir ideias, pegar opiniões e ouvir mais um pouco. As coisas tinham que mudar.
Durante todo o período de meio do ano de 2013, trabalhamos duro para criar um novo programa em Xbox, um que cobriria as necessidades do desenvolvedores em 2013, assim como ser capaz de crescer para atender às necessidades crescentes e em constante mudança da comunidade de desenvolvedores independentes.
O programa (depois de mudar de nome três vezes uma semana antes do anúncio na Gamescom 2013) era o ID@Xbox, e agora estamos celebrando nosso aniversário de 10 anos. Eu não quero falar que ele é um sucesso, especialmente quando percebo o quanto mais precisamos fazer, mas após 10 anos, acho que fizemos um ótimo trabalho até aqui com ID@Xbox.
Conseguimos levar mais de 3 mil jogos de desenvolvedores independentes para Xbox (isso é muito mais do que o número total de jogos lançados para o Xbox original e o Xbox 360 juntos!), integrar mais de 5 mil desenvolvedores no programa e pagar mais de 4 bilhões de dólares para os desenvolvedores.
Vamos falar de Game Pass daqui a pouquinho, mas antes… minha nossa! 4 bilhões de dólares é muita grana! Esse é um atestado não só para o poder dos videogames como uma média de entretenimento como também o poder do desenvolvimento independente, nossos fãs e jogadores, provando que, quando se ouve e trabalha para empoderar desenvolvedores, coisas boas acontecem.
Nosso primeiro objetivo no programa sempre foi lançar jogos em Xbox da forma mais simples e direta possível, seja por fazer coisas mais técnicas funcionar no Xbox, seja por dar apoio a loja de jogos ou assinando um contrato. Ainda trabalhamos nesse objetivo todos os dias, mas também estamos dispostos a ouvir quais outras necessidades nossos desenvolvedores precisam de apoio, e responder a isso – foi por isso que introduzimos a auto publicação!
Com o passar dos anos, várias programas começaram em Xbox como uma resposta direta ao feedback do desenvolvedores independentes: a prévia de jogos Xbox, poder jogar cross-plataform com amigos no PC e outras plataformas, assim como cross-progression para que o progresso de jogadores em um game em outra plataforma possa ser levado para o Xbox. Esse último recurso foi implementado num piscar de olhos, e agradecemos todos os desenvolvedores que trabalharam próximos da gente para fazer acontecer de uma forma que fosse robusta e segura para nossa comunidade de jogadores.
Também estamos felizes em ajudar os desenvolvedores a participarem de programas como o Game Pass, algo que os ajudam a achar novas audiências, e também os jogadores a acharem seu próximo jogo favorito.
Algo que se tornou claro conforme ID@Xbox cresceu, especialmente nos últimos anos com a pandemia e restrições de viagens, é que ficou difícil para nos conhecermos todos os desenvolvedores no programa, e isso pode ser um desafio para eles compartilharem suas ideias com a gente. Quando ouvimos um desenvolvedor dizer que não sabe como entrar em contato com Xbox, isso nos abala, porque enquanto queremos ser os mais acessíveis possíveis, isso é claramente um aspecto que podemos melhorar.
Nessa GDC, agendamos mais de 200 reuniões, mas ainda há dezenas de parceiros que adoraríamos nos encontrar e que não tivemos tempo, sem falar dos encontros incríveis e que dão ótimos frutos, são aspectos que tornam eventos como a GDC tão mágicos.
Encontrar novos a antigos parceiros e conhecer jogos é um dos pontos altos de se trabalhar em um programa como o ID@Xbox e nós nunca vamos deixar de fazer isso, mas para garantir que todos os desenvolvedores tenham acessos iguais para quem toma as decisões em Xbox, além de fornecer retornos rápidos sobre os projetos submetidos – especialmente para avaliações no Game Pass – vamos lançar um novo processo com um modelo que contém todas as informações que os desenvolvedores precisam para enviar um projeto para consideração de negócios, e que será analisado pelos responsáveis em nossa equipe de Game Pass, Desenvolvimento de Negócios ID@Xbox e Portifólio.
Isso vai garantir que mesmo se um desenvolvedor conhece alguém de Xbox pessoalmente ou não, vai ter seu jogo em consideração rapidamente. Isso também vai garantir que a gente continue a trazer a maior variedade de jogos para nossos jogadores em Xbox e em Game Pass – assim como fazer reuniões com novos desenvolvedores! Obviamente esse processo vai exigir assinar NDA para que os direitos de propriedade intelectual sejam protegidos. Teremos mais detalhes para compartilhar em breve. Se você ainda não faz parte, agora é um ótimo momento para entrar em xbox.com/id (em inglês).
Já se foram 10 anos desde o nascimento de ID@Xbox e uma coisa ficou bem clara: jogos de desenvolvedores independentes são fundamentais para Xbox, e nessa GDC estamos felizes em falar sobre nossos esforços para garantir que jogadores jogam seus games e histórias também de uma variedade mais ampla de criadores com o ID@Xbox Developer Acceleration Program.
Também estamos felizes em encontrar com desenvolvedores pessoalmente, continuar ouvindo e planejando para melhorar nossos recursos para desenvolvedores independentes em Xbox, seja por melhorias em descobertas, promoções para amplificar audiência, compartilhando mais dados para ajudar todos a maximizar seus sucessos em nossa loja ou mesmo soluções que ainda nem consideramos. Há ainda muita coisa a ser feita e não esperamos a hora de começar!