Embora não seja tão perturbador quanto vários outros tipos de deficiências corporais, o daltonismo pode ser um grande problema para os jogadores, dependendo de sua gravidade. Design de nível codificado por cores, objetos interativos e elementos HUD são itens básicos nos jogos, e a Microsoft pode ter encontrado uma maneira de tornar esses recursos mais aparentes para os jogadores daltônicos.
Veja também:
Até agora, as implementações específicas de recursos de daltonismo dependiam inteiramente dos próprios desenvolvedores de jogos, o que geralmente significava suporte limitado ou nenhum suporte. O sistema patenteado mais recente da Microsoft, em vez disso, descarregaria esse recurso de acessibilidade em software dedicado e possivelmente funcionaria em todos ou na maioria dos jogos no mercado.
Assim como a recente patente multijogador de tela dividida para o Xbox, esta nova serve para correção de cores e foi apresentada há algum tempo, embora só tenha sido amplamente acessível ao público há alguns dias. A patente descreve uma tecnologia especializada de correção de cores que compensaria o daltonismo aplicando uma camada de transformação de cores para produzir uma imagem adequadamente alterada durante o estágio de pós-processamento.
Isso, em teoria, permitiria que o Xbox oferecesse soluções para praticamente todos os tipos de daltonismo de uma só vez e talvez nem precisasse de nenhuma entrada dos desenvolvedores do jogo. O fato de a Microsoft estar trabalhando em um filtro abrangente de correção de cores não é particularmente surpreendente, considerando o fato de que o Xbox continua recebendo mais opções de acessibilidade o tempo todo.
A empresa historicamente tem se dedicado bastante à ideia de habilitar e capacitar todos os jogadores. Como o daltonismo é uma deficiência relativamente difundida, faz sentido que a empresa tente aliviar a condição com uma solução de software patenteada que possa aplicar correções em tempo real.
Há alguns anos, a Microsoft revelou seu Xbox Adaptive Controller, que oferecia o dispositivo de jogos mais adaptável e personalizável do mercado. A filosofia de design aplicada era que deveria permitir que a maioria dos jogadores com deficiência otimizasse sua experiência de jogo com o mínimo de barulho possível, removendo muitas barreiras de acessibilidade que estavam em vigor anteriormente.
A patente de correção de cores, então, parece uma extensão lógica da mesma filosofia que a Microsoft tem há anos. Embora a patente de correção de cores esteja amplamente disponível para todos lerem, a empresa ainda tem alguns truques escondidos na manga.
Rumores sugerem que a Microsoft está tentando otimizar o chipset Xbox Series X, o que pode resultar em uma versão menor e “fina” do console no futuro. No entanto, isso não é confirmado e, se for verdade, é improvável que seja revelado antes que o sistema de correção de cores seja instalado.