No início de 2024, Palworld abalou a comunidade de jogos com seu lançamento colossal, trazendo milhões de jogadores no Steam e no Xbox Game Pass. O sucesso do jogo pode ser atribuído a muitas coisas, incluindo sua abordagem multijogador em massa do gênero de jogos de sobrevivência, ao mesmo tempo que incorpora Pals.
Veja também:
Palworld recebeu comparações com a franquia Pokémon porque sua principal atração são os Pals, que parecem ser muito semelhantes aos Pokémon, tanto que uma leva de fãs acusa o jogo de plágio e chegaram até mesmo a ameçar de morte seus desenvolvedores, caso que foi comentado pelo CEO da empresa.
Os recursos exclusivos implementados no Palworld criaram uma experiência de jogo viciante, apesar do projeto ainda estar em sua infância, com a versão atual em acesso antecipado. Junto com muitos recursos do Pokémon sendo implementados no Palworld, o jogo incorporou elementos dos gêneros de sobrevivência e ação-aventura para criar uma experiência única. Sendo Palworld um novo rival do Pokémon, o primeiro introduz recursos que podem agregar muito ao último. Confira:
5. Sobrevivendo em um mundo cheio de perigos
No Palworld, a principal tarefa dos jogadores é sobreviver, não importa o custo. Ao longo do jogo, os jogadores devem caçar, coletar e procurar recursos para sobreviver em uma terra cheia de criaturas perigosas. O aspecto de sobrevivência do Palworld é desenvolvido e oferece aos jogadores ação constante à medida que atravessam o jogo e seu sistema de nivelamento.
Alternativamente, na franquia Pokémon, os jogadores não precisam se preocupar com a sobrevivência de seus personagens e do ambiente, apesar dos jogadores explorarem ilhas cheias de criaturas perigosas e encrenqueiras.
Pokémon e Nintendo optam por não tornar seus jogos mais desafiadores, pois a sobrevivência e o cuidado dos Pokémon são as principais funções do jogo. A adição de recursos para garantir a sobrevivência apaziguaria os jogadores que buscam um desafio alternativo ao jogar a franquia Pokémon.
4. Construindo casas com estilo
A criação em qualquer jogo de sobrevivência é essencial para o sucesso, permitindo muitas formas de personalização, como a construção. No Palworld, o artesanato permite aos jogadores criar itens para aprimorar a experiência do jogo. O artesanato também ajuda a construção, sendo ela de bases essencial em qualquer jogo de sobrevivência.
O número de itens no Palworld que podem ser criados oferece aos jogadores uma ampla gama de opções de personalização para ajudar no game. Ao construir uma base no Palworld, os Pals ajudam nas criações devido às suas habilidades de coleta, adicionando um senso de personalidade e diversão a um jogo de sobrevivência.
A franquia Pokémon explorou bases apenas em alguns de seus lançamentos, embora a profundidade seja insignificante em comparação com o que está disponível no Palworld. A construção de bases em Pokémon por meio de artesanato permitiria que os jogadores fossem criativos, ao mesmo tempo que daria à sua equipe um lar permanente para relaxar e se divertir.
3. Multijogador em massa
O sistema multijogador do Palworld oferece interação em massa dentro do jogo, permitindo que até 32 jogadores sejam incluídos em um servidor dedicado no Steam. No Xbox Game Pass, o limite de jogadores é mantido em quatro. No Palworld, os jogadores podem jogar juntos em uma jogada completa enquanto se esforçam para ficar mais fortes capturando mais amigos.
A colaboração em recursos como batalha, criação e construção de bases tornam as experiências mais envolventes e divertidas para os Pals, com o Palworld oferecendo muitas opções. No modo multijogador de Pokémon, os jogadores geralmente ficam restritos às batalhas de Pokémon.
Em um dos lançamentos recentes, Pokémon Sword and Shield, a exploração com amigos está incluída. No entanto, dada a abundância de caminhos que poderia utilizar, Pokémon ainda não se destacou verdadeiramente em um ambiente multijogador fora do fenômeno que foi o Pokémon GO.
2. Personagens envolvidos em batalhas
Grande parte do burburinho em Palworld gira em torno da incorporação de armas ao lado dos Pals, criando uma dinâmica única. Ao contrário do Pokémon, Palworld permite que os personagens se envolvam em batalhas contra Pals. Desde o início do jogo, usando a criação de materiais, uma variedade de armas, como arcos e flechas, revólveres e lançadores de foguetes, estão disponíveis ao longo da progressão. Essas ferramentas permitem uma infinidade de maneiras de participar de batalhas fascinantes.
Em Pokémon, os próprios Pokémon sempre serão a atração principal. No entanto, se os personagens estivessem mais envolvidos na batalha usando ferramentas diferentes, isso acrescentaria uma nova centelha à franquia que é muito necessária.
1. Incentivos para capturar Pals
Palworld usa um sistema de nivelamento que permite aos jogadores progredir por vários caminhos. Um deles é subir de nível capturando Pals. Não é novidade que uma das primeiras coisas que os jogadores optam por fazer no Palworld é capturar Pals.
A captura deles não apenas dá XP, mas os Pals capturados podem ajudar no desenvolvimento da base de um jogador. Palworld introduz incentivos como aumentos de XP se os jogadores capturarem 10 do mesmo Pal, sendo o XP necessário para progredir no jogo.
Nas entradas recentes de Pokémon, ganhar XP capturando Pokémon ajudou os membros da equipe dos jogadores a ficarem mais fortes. Apesar disso, as vantagens não se comparam ao que o XP e o nivelamento obtidos ao capturar Pals oferecem no Palworld em relação à infraestrutura e ferramentas.
Palworld está disponível para PC, Xbox One e Xbox Series X/S.