Publicidade
20 anos de Xbox

Ex-presidente da SEGA afirma que Xbox se baseou no legado de um dos últimos consoles da empresa

Como parte de um painel discutindo a história do Xbox, ex-presidente da Sega discute como o Xbox se baseou no legado de um dos últimos consoles da empresa.
Gostou? Compartilhe!
Xbox Sega
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

Este ano marca o 20º aniversário do Xbox como editora de videogames. Embora o Xbox seja comparativamente mais jovem do que outros editores, como Nintendo e Sony, o Xbox tem uma história bastante histórica em termos de presença e influência na comunidade de jogos, a ponto de um ex-presidente da Sega creditar o Xbox por dar continuidade à visão da empresa muito tempo depois que o estúdio parou de fabricar hardware.

A maioria dos membros da comunidade de jogos tende a associar a Sega a franquias como Sonic the Hedgehog, Bayonetta e Yakuza, mas em meados dos anos 1980, o estúdio havia fabricado vários consoles de videogame de sucesso, como o Master System, Sega Genesis ou Mega Drive, como ficou conhecido no Brasil. E algum tempo depois, a empresa trouxe praticamente o seu último console, o Sega Dreamcast. Agora, um ex-presidente da Sega of America afirmou o que muitos já sabiam, mas que a maioria dos fãs do Xbox não admitiam: que o Xbox carrega o manto do Sega Dreamcast.

Dream Xbox Cast

Em um evento do painel de celebração do Xbox, que reuniu muitas pessoas da indústria de jogos, Peter Moore, ex-vice-presidente da divisão Interactive Entertainment Business da Microsoft e ex-presidente da Sega of America, discutiu como o bastão foi figurativamente passado do Sega Dreamcast para o Xbox original em termos de jogos online. Moore explicou que programas como o Xbox Live ajudaram a retomar de onde o Dreamcast parou, no sentido de alcançar uma plataforma online para os jogadores jogarem remotamente.

Continua depois da Publicidade

De muitas maneiras, o Dreamcast possuía recursos que estavam muito à frente de seu tempo, mas um recurso que a Sega vinha tentando implementar ativamente em consoles desde antes do Sega Genesis tentar ser multiplayer online. A Sega havia desenvolvido o Sega Meganet, que estava disponível apenas no Japão e mais tarde no Brasil, que permitia aos jogadores se conectarem à internet. O Meganet foi um dos primeiros exemplos de serviços multijogador online, mas obviamente, nunca pegou.

Imagem: Blog Tec Toy

É interessante ver Moore discutir como a Sega e o Xbox eram colaborativos durante aquela era dos jogos. Na época, os consoles Sony e Nintendo ainda pensavam em termos de multijogador local, enquanto o Xbox original foi um dos primeiros consoles de jogos convencionais a apresentar uma plataforma online acessível para os jogadores utilizarem, enquanto consoles como o PS2 tinham títulos muito seletivos que estavam disponíveis para jogar online e a Nintendo não iria lançar um serviço online até o lançamento do Nintendo Wii.

Os jogos certamente percorreram um longo caminho desde aquele ponto da história. Hoje em dia, é difícil para os jogadores imaginarem um console sem recursos online. Sem mencionar o quão longe o Xbox avançou como marca desde os dias do Xbox original. Agora, com o Xbox Series X ainda esgotado, o futuro do Xbox é certamente brilhante.

Via: Xbox/Game Rant/YouTube

CONTEÚDO RELACIONADO