A Federal Trade Commission (FTC) tem um novo aliado ao processar a Microsoft para tentar impedir a próxima aquisição da Activision Blizzard: os jogadores. A comunidade parece estar se unindo para impedir que a dona do Xbox se torne ainda mais poderosa. Durante todo o ano, a Microsoft já esteve em maus lençóis com a FTC sobre a possível aquisição.
Veja também:
A empresa anunciou pela primeira vez sua intenção de adquirir a Activision Blizzard em janeiro, o que daria ao Xbox acesso a gigantes de jogos como World of Warcraft e Call of Duty. A FTC se envolveu na aquisição da Activision Blizzard em fevereiro, quando começou a supervisionar o negócio. No início deste mês, a FTC anunciou que estava processando para bloquear a possível aquisição.
Graças a uma lei antitruste, os cidadãos comuns também podem processar empresas para impedir a formação de monopólios, e 10 americanos comuns se uniram para tirar proveito disso. Referindo-se a si mesmos como “jogadores de vídeo” na reclamação oficial, a equipe diz que esta aquisição dará à Microsoft “uma posição inigualável na indústria de jogos”.
- A lei antitruste dos Estados Unidos, é um conjunto de leis principalmente federais que regulam a conduta e a organização de negócios para promover a concorrência e evitar monopólios injustificados. Os principais estatutos são a lei Sherman de 1890, a lei Clayton de 1914 e a Lei da Comissão Federal de Comércio de 1914.
O grupo afirma que, após as aquisições da Rare pela Microsoft em 2002 e da editora de Minecraft Mojang em 2014, uma aquisição da Activision Blizzard lhe daria uma vantagem injusta contra toda a concorrência.
No ano passado, a Microsoft anunciou sua intenção de adquirir a Bethesda. Isso lhe dá direitos exclusivos para grandes fabricantes de dinheiro, como as franquias The Elder Scrolls e Fallout. Essa aquisição por si só impulsionou imensamente sua já popular assinatura do Game Pass, com jogos de cada franquia chegando ao serviço rapidamente depois que a tinta secou no acordo.
Se esse acordo for concluído, os jogadores podem esperar que uma tonelada de franquias da Activision Blizzard apareça no Xbox Game Pass. No entanto, como visto em outras aquisições corporativas gigantes, como a Warner Bros. Discovery, também pode haver muitas desvantagens. Embora seja duvidoso que os projetos sejam cancelados em massa ou os títulos mais antigos sejam eliminados, há muito potencial para danos.
A Activision Blizzard já lançou a ideia de uma sequência do recente remake de Tony Hawk’s Pro Skater. Sob a propriedade da Microsoft, projetos como esse poderiam ter outra chance. No entanto, é igualmente fácil para a empresa vender franquias que podem parecer um peso morto.
Independentemente do resultado deste acordo, Call of Duty ainda pode ser lançado até o fim dos tempos.