Publicidade
Invasão

GTA: Invasão expôs dados de usuários

Uma violação de dados associada ao modder do GTA em outubro de 2022 expõe mais de 100.000 e-mails e dados, de acordo com um relatório recente.
Gostou? Compartilhe!
GTA
(Imagem: Rockstar)
Publicidade

De acordo com um site que detalha incidentes de segurança cibernética relacionados a dados, a violação de dados de um modder do Grand Theft Auto em outubro de 2022 expôs mais de 100.000 endereços de e-mail. Aliás, esta marca a segunda vez no mesmo período que a franquia foi associada a uma violação de dados após o vazamento de GTA 6 online em 2022.

Em setembro de 2022, vários clipes de GTA 6 vazaram no YouTube depois que a Rockstar Games foi supostamente comprometida. Embora o conteúdo tenha sido removido desde então, o vazamento significou que os fãs receberam inadvertidamente imagens de uma versão inacabada de um dos títulos mais esperados da empresa.

O CEO da Take-Two chamou o vazamento de GTA 6 de “emocional”, onde o executivo afirma que o incidente pode impactar os negócios no futuro. Embora agora pareça que este não foi o único incidente de segurança relacionado ao GTA que aconteceu no ano. De acordo com uma das entradas mais recentes em Have I Been Pwned, cerca de 101.000 e-mails do provedor de menu GTA mod RealDudesInc foram violados em outubro de 2022.

Continua depois da Publicidade

Embora o site afirme que muitos desses endereços eram e-mails temporários de convidados, os dados vazados incluem nomes de usuários e bcrypt hashes de senha. Além disso, Have I Been Pwned afirma que 16% desses dados vazados já estavam no site, o que significaria que uma parte desses detalhes da conta provavelmente foi comprometida de alguma outra forma por meio de violações de dados anteriores.

Claro, vale a pena notar que o GTA não é a única entidade de jogos que foi vítima de incidentes de segurança cibernética. De fato, no início de 2022, a Ubisoft sofreu uma violação que afetou temporariamente seus jogos e alguns de seus serviços.

Felizmente, nenhum dado parece ter vazado durante o incidente. Então, em novembro do mesmo ano, o varejista GameStop supostamente sofreu uma violação de dados. Embora a empresa alegou que tal violação não ocorreu na época.

Embora o incidente de outubro pertença a terceiros, o fato da franquia GTA e sua base de fãs terem sido alvo de uma violação de dados em duas ocasiões em um período de dois meses não é um bom presságio. A partir de agora, não está claro quanto impacto essa violação em particular terá na comunidade, principalmente considerando a participação ativa dos modders no GTA.

Embora as expectativas dos fãs sobre a próxima parcela do GTA provavelmente permaneçam altas, sobre como o futuro será para a popular franquia, apenas o tempo dirá.

Via: Game Rant/Twitter

CONTEÚDO RELACIONADO