Um homem de 38 anos foi preso em South Brunswick, Nova Jersey, depois de supostamente postar uma ameaça de morte contra um xerife na Flórida e terminar sua declaração com as palavras “no Minecraft”. A ameaça, que as notícias locais dizem ter sido feita por um homem chamado Richard Golden, foi postada no quadro /pol do 4chan, onde terroristas como o atirador em massa de Buffalo também estiveram ativos.
Veja também:
Foi dirigido ao xerife do condado de Volusia, Mike Chitwood, que no mês passado se tornou alvo da extrema direita depois de falar publicamente em apoio à comunidade judaica local, em resposta à “propaganda anti-semita” distribuída pelos nazistas locais. “Basta atirar na cabeça de Chitwood e ele deixa de ser um problema. Ele têm que encontrar um novo cara para ser o problema”, diz o post, antes de acrescentar “Mas atirar na cabeça de Chitwood resolve um problema imediato de forma permanente. Basta atirar na cabeça de Chitwood e matá-lo”. “No Minecraft” (In Minecraft).
Como Boing Boing aponta, “in Minecraft” é uma maneira de as pessoas usarem “uma frase de efeito falada como uma forma de qualificar uma declaração como não relacionada ao mundo real”. O que obviamente não funcionou neste caso, pois como você pode ver no vídeo gravado pelas câmeras, não demorou muito para a polícia localizar Golden na casa de sua mãe e prendê-lo. Ele agora será extraditado para a Flórida para enfrentar “a acusação de escrever uma ameaça de morte”.
Apesar de se tornar alvo de ameaças de morte, Chitwood está saboreando seu confronto com os nazistas locais, brincando no Twitter “Que pena. Um troll do 4chan tem que sair do quarto”. “Você veio para o condado errado”, disse Chitwood no mês passado, dirigindo-se a grupos de ódio locais. “Estou com meus amigos judeus e estou honrado por estar em sua lista de alvos. É uma honra ser procurado por um bando de bandidos punk como você.”
Estranhamente, enquanto alguns relatórios – como os de Dexerto e Boing Boing – mostram a suposta ameaça de Golden na íntegra, incluindo a linha Minecraft, outros veículos como a Fox estão deixando a referência de fora.