Em uma entrevista ao Polygon, Phil Spencer falou sobre como gostaria de melhorar a experiência de jogar jogos Xbox em dispositivos portáteis, sejam eles existentes como Asus ROG Ally, Lenovo Legion Go e Steam Deck, ou potencialmente através de sistemas originais da própria empresa. Segundo o chefe da Xbox, a equipe de hardware da empresa está considerando “diferentes formatos de hardware e coisas que [eles] poderiam fazer”. “O que devemos construir para encontrar novos jogadores? Isso permitirá que as pessoas joguem em momentos em que não podiam jogar [no passado]?”.
Veja também:
“Gosto do fato de que Valve, Lenovo e Asus surgiram e inovaram em um novo formato”, disse Spencer. “E direi que quando jogo nesses dispositivos, quase parece mais um console do que um PC – nove em cada dez vezes. As coisas que geralmente me frustram são mais baseadas no Windows do que no dispositivo. Que é uma área da qual sinto alguma propriedade. Tipo, eu quero poder fazer login com um controle. Tenho minha lista de coisas que deveríamos fazer.”
Independentemente de o Xbox lançar seu próprio portátil, Spencer disse que queria que outros sistemas portáteis “parecessem um Xbox”. “Esqueça a marca. Mais como: Todos os meus jogos estão lá? Todos os meus jogos aparecem com os [arquivos] salvos que eu quero?” Ele acrescentou: “Quero poder inicializar o aplicativo Xbox em tela inteira, mas em modo compacto. E toda a minha [experiência] social está lá. Como se eu quisesse que parecesse o painel do meu Xbox quando ligo a televisão. [Exceto que eu quero] nesses dispositivos.”
“Há algumas coisas interessantes sendo lançadas em hardware que compartilharemos neste feriado, e também estamos investindo no roteiro da próxima geração”, disse a presidente do Xbox, Sarah Bond. “E estamos realmente focados em entregar o maior salto técnico que você já viu em uma geração de hardware”.
Durante uma atualização comercial em fevereiro, o Xbox anunciou planos para revelar novo hardware ainda este ano.