Publicidade
Saiba mais

Microsoft deverá demitir mais de 10 mil funcionários ainda este mês

Um relatório do Reino Unido sugere que a gigante de jogos e tecnologia Microsoft pode estar se preparando para cortar milhares de empregos em toda a empresa no final deste mês.
Gostou? Compartilhe!
Microsoft
(Imagem: Microsoft)
Publicidade

À medida que as demissões em massa se tornam prática padrão em empresas de todo o setor de tecnologia, um novo relatório sugere que a Microsoft pode ser o próximo gigante da tecnologia que busca eliminar milhares de cargos. A notícia dos possíveis cortes na empresa, conhecida pelos jogadores em todo o mundo por sua marca Xbox, chega quando concorrentes no espaço de jogos como Luna, da Amazon, anunciam suas próprias demissões.

Com seu sistema operacional Windows, pacote Microsoft Office e marca Xbox, os produtos da Microsoft se tornaram uma visão familiar em escritórios e salas de jogos em todo o mundo. Mesmo que a Microsoft continue a aumentar sua presença na indústria de jogos, comprando a editora Bethesda Softworks em 2021 e anunciando planos para adquirir a Activision no início de 2022, ela e outras empresas da indústria de jogos estão procurando maneiras de cortar custos à medida que a economia global desacelera após a pandemia.

Esses cortes de empregos não se limitam apenas a desenvolvedores e editores, com o varejista de videogames GameStop anunciando “grandes” demissões na empresa no final do ano passado. Em um novo artigo do site de notícias britânica Sky News, é relatado que a Microsoft está se preparando para eliminar até 11.000 empregos na empresa no final deste mês.

Continua depois da Publicidade

O artigo afirma que a Microsoft deve cortar “cerca de 5%” de sua força de trabalho em todo o mundo, embora nenhum detalhe tenha sido fornecido sobre de onde viriam esses cortes dentro da empresa. As notícias das possíveis demissões na gigante de jogos e tecnologia, que o artigo especula viriam antes de o CEO Satya Nadella falar com investidores em 24 de janeiro. E elas ainda surgem quando a Microsoft enfrenta novo escrutínio da União Europeia sobre sua proposta de aquisição da Activision Blizzard.

Tentando fornecer contexto para os rumores de demissões, o artigo faz referência a declarações da Microsoft no final do ano passado alertando sobre a queda nas receitas à medida que os clientes dos serviços de computação em nuvem da empresa, que se tornaram uma parte significativa dos ganhos da Microsoft, reavaliam seus gastos.

Se a Microsoft eliminasse uma parte tão significativa de sua força de trabalho, conforme sugerido pelo artigo da Sky News, estaria seguindo um padrão estabelecido por outras empresas da indústria de jogos e tecnologia nos últimos meses. Além da eliminação de milhares de empregos em desenvolvedores e editores na indústria tradicional de jogos, o mercado de jogos VR viu cortes de pessoal semelhantes quando a Meta anunciou demissões em massa na empresa no final de 2022.

Embora os relatórios dessas demissões em massa na Microsoft ainda não tenham sido confirmados, o movimento certamente estaria de acordo com demissões semelhantes observadas em setores em todo o mundo.

É incerto como a eliminação de tantos empregos afetaria os interesses de jogos da Microsoft, mas para os funcionários do Xbox, provavelmente é um desafio se concentrar em oferecer diversão quando eles sabem que seu trabalho pode ser o próximo a ser cortado.

Via: Sky News/Game Rant

CONTEÚDO RELACIONADO