O governo do Reino Unido forçou o Xbox a mudar suas práticas de renovação automática de serviços de jogos após uma investigação oficial conduzida pela Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA). De acordo com a declaração oficial da CMA, a Microsoft agora precisará mudar a forma como lida com a renovação automática de serviços em geral, com seus serviços Xbox Live e Game Pass sendo afetados.
Veja também:
A declaração da CMA foi publicada no site oficial do governo do Reino Unido, citando uma lista de problemas de serviço de assinatura do Xbox que a investigação descobriu não estar de acordo com os regulamentos do Reino Unido. A Microsoft não esperou muito para agir, no entanto, e a CMA confirmou que a empresa faria voluntariamente alterações em seus serviços à luz dessas investigações.
Especificamente, a lista de questões refere-se principalmente à disponibilidade de informações e gestão de membros. A Microsoft agora precisará fornecer acesso a melhor conteúdo informativo sobre seus serviços de assinatura, bem como sobre o momento e a maneira de lidar com a renovação automática. A CMA solicitou que os serviços do Xbox ofereçam informações iniciais aprimoradas sobre quando exatamente os serviços são renovados automaticamente e explicar claramente como a renovação automática pode ser desativada no menu apropriado, o que pode ser particularmente útil se os jogos favoritos de alguém forem removidos do Game Pass, por exemplo.
A Microsoft agora também precisará entrar em contato com os usuários com mais regularidade, o que pode se estender ao serviço Microsoft Rewards (atualmente) exclusivo do Reino Unido. Usuários recorrentes com contratos de assinatura longos terão, por exemplo, agora a opção de encerrar sua assinatura com um reembolso proporcional fornecido por padrão, com um pacote de suporte semelhante fornecido a usuários inativos.
Outra solicitação feita pelo CMA foi para que a Microsoft informasse os usuários sobre futuros aumentos de preços de serviços com bastante antecedência, juntamente com a opção de cancelar imediatamente a renovação automática, caso o usuário desejasse fazê-lo.
A investigação da CMA pode ter sido motivada pelo sucesso da Microsoft com o Xbox e seus serviços de assinatura. O Xbox Game Pass atingiu recentemente 25 milhões de assinantes, um número significativo dos quais deve residir no Reino Unido. De acordo com Michael Grenfell, Diretor Executivo de Cumprimento da CMA, a Microsoft foi rápida em concordar com a avaliação da organização e elogiou sua resposta oportuna.
Com essas mudanças potencialmente importantes chegando a todos os serviços de assinatura da Microsoft no Reino Unido, a única questão que resta é se a empresa estenderá esse conteúdo amigável e renovações de opções para outros territórios também, como o Brasil.