Microsoft explica a reformulação da marca Xbox Live e o futuro do serviço

Microsoft explica o que é o "novo" serviço da empresa.

Publicado em 23/3/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O Xbox Live, o icônico serviço de jogos online da Microsoft, teve recentemente uma nova marca, depois de quase 20 anos com o mesmo nome. A recém-batizada “Xbox network” está provocando sentimentos contraditórios entre os fãs, mas a Microsoft foi rápida em garantir aos usuários que a mudança é basicamente descritiva e que não significa nenhuma mudança radical no serviço em si.

Novo nome, mesmo serviço

Pouco depois de o nome “Xbox network” começar a aparecer nos painéis dos testadores beta, um porta-voz da Microsoft confirmou a mudança, dizendo que “a atualização de ‘Xbox Live’ para ‘Xbox network’ visa distinguir o serviço subjacente das assinaturas Xbox Live Gold.”

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em outras palavras, a mudança está focada principalmente na clareza da marca, para ser capaz de separar mais claramente as notícias e atualizações sobre os sistemas online daquelas relacionadas ao serviço de assinatura paga.

No entanto, a empresa sentiu claramente a necessidade de amenizar quaisquer preocupações persistentes na comunidade e elaborou uma declaração para a Eurogamer dizendo o seguinte: “O Xbox Live não vai desaparecer… Nenhuma dessas experiências ou recursos vai mudar como parte dessas atualizações.”

Portanto, qualquer usuário preocupado em perder suas assinaturas, conquistas ou capacidade de jogar online pode ficar tranquilo. Apesar dos temores que remontam ao verão passado de que o Xbox Live Gold seria eliminado, o serviço continuará, apenas com um nome diferente.

Nostalgia e o temor continua

De qualquer forma ainda é um momento agridoce para muitos jogadores. Alguns jogam no Xbox Live desde seu lançamento em 2002, e a reformulação da marca depois de quase duas décadas está gerando uma sensação de melancolia nostálgica em muitos deles.

Outros se perguntam como o serviço mudará no futuro, considerando os desenvolvimentos recentes, como a tentativa de aumento de preços da Microsoft e o anúncio de que uma assinatura do Xbox Live Gold não seria mais necessária para jogar free-to-play como o Fortnite.

As preocupações com as mudanças no serviço também não são necessariamente infundadas. Por um tempo, um dos maiores argumentos de venda do Xbox Live Gold, Games with Gold, viu a concorrência invadir o PS Plus da Sony e até mesmo o Xbox Game Pass da própria Microsoft, então muitos fãs estão curiosos para ver se essa será uma reformulação e um primeiro passo furtivo para a reorganização e consolidação dos vários serviços da Microsoft sob um único guarda-chuva.

Se a Microsoft conseguir combinar os melhores elementos dos jogos com Gold e Xbox Game Pass em um único serviço coeso, isso poderá se revelar extremamente lucrativo no longo prazo. Independentemente dos planos para o serviço mais adiante, a Microsoft está sendo absolutamente clara sobre a sua posição neste momento.

O serviço Xbox Live não está desaparecendo, mas apenas passando por uma reforma antes de ressurgir na rede Xbox. Em todas as contas, os usuários continuarão a poder jogar online, acumular gamerscore e acessar a vasta quantidade de conteúdo disponível por meio do serviço.

Via: Eurogamer/The Verge/Game Rant

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio