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Alerta Amarelo

Microsoft pode perder Call of Duty

A autoridade de concorrência de mercado do Reino Unido sugere que a Microsoft exclua a franquia Call of Duty de sua aquisição da Activision Blizzard.
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Call of Duty
(Imagem: Divulgação)
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A tentativa da Microsoft de adquirir a Activision Blizzard está sendo questionada mais uma vez, desta vez pela Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido, cuja declaração sugere a remoção da franquia Call of Duty do negócio. As preocupações com o comportamento supostamente anticompetitivo da Microsoft foram levantadas desde que o acordo foi anunciado pela primeira vez e, embora alguns órgãos legislativos já tenham dado luz verde ao acordo, outros não foram tão caridosos.

É evidente que Call of Duty é um dos elementos mais importantes da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. Como uma das franquias de jogos mais populares e de melhor desempenho do planeta, os jogos CoD têm efetivamente sido um dos pilares de muitas das listas mais vendidas ao longo dos anos, e retirar um IP tão crucial da equação é uma proposta bastante extrema.

Enquanto a Microsoft esperava que o Reino Unido se opusesse à sua aquisição, a Autoridade de Concorrência e Mercados parece estar disposta a deixar o negócio prosseguir com a advertência acima mencionada. De acordo com a CMA, permitir que a Microsoft adquira a Activision Blizzard como está pode levar a “preços mais altos, menos opções ou menos inovação para os jogadores do Reino Unido”, e alienar o IP reduziria os riscos associados ao acordo.

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Embora a proposta da CMA pareça drástica, o regulador disse que consideraria outras possíveis soluções, que as partes interessadas – incluindo a própria Microsoft – podem propor até 22 de fevereiro. O relatório final da CMA será publicado até 26 de abril. No início deste ano, o CEO do Xbox, Phil Spencer, confiava na maior aquisição da Microsoft até então, mas é provável que ele não tivesse em mente a proposta de “desinvestimento parcial da Activision Blizzard” da CMA ao fazer suas declarações.

A Activision Blizzard tem muitas outras propriedades que reforçariam substancialmente o portfólio de jogos da Microsoft, mesmo sem levar o Call of Duty em consideração, mas ainda não está claro o quão importante a Microsoft acha que esse IP específico é no grande esquema das coisas.

Pode valer a pena apontar que a Microsoft já se ofereceu para colocar CoD no PlayStation Plus, em um esforço para tornar o negócio mais palatável para seu rival no mercado de consoles. Essa solução, no entanto, não parece ter sido tão atraente para alguns dos maiores órgãos governamentais dos reguladores da UE (União Europeia), EUA e Reino Unido.

A declaração da CMA é apenas a mais recente de uma longa linha de comentários semelhantes emitidos por outros reguladores do mercado global. A União Europeia emitiu um novo aviso à Microsoft apenas alguns dias atrás, citando preocupações sobre seu envolvimento em comportamento potencialmente anticompetitivo com a proposta de aquisição da Activision Blizzard.

Até agora, as coisas não estão melhorando para o acordo de US$ 69 bilhões, mas a Microsoft permanece firme em sua convicção de que o acordo, de fato, acabará acontecendo.

Via: Game Rant/VGC

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