Publicidade
Confira

Resident Evil 4: Dubladora de Ada se manifesta após ataque de haters

A atriz Lily Gao, a voz por trás de Ada Wong no remake de Resident Evil 4, se manifesta contra o assédio que enfrentou recentemente.
Gostou? Compartilhe!
Lily Gao
(Imagem: Lily Gao)
Publicidade

Lily Gao, a atriz que dublou Ada Wong no remake de Resident Evil 4, compartilhou recentemente uma declaração sobre o assédio que recebeu após o lançamento do jogo. Como Claire Redfield e Jill Valentine, Ada Wong é uma das principais personagens femininas da franquia Resident Evil, com suas roupas vermelhas e pretas distintas e muita atitude.

Como tal, ela tem uma base de fãs bastante leal, alguns dos quais podem ser muito vocais ou duros se eles não gostarem da maneira como ela é retratada. A controvérsia em torno da escolha da dubladora de Ada Wong no remake de Resident Evil 4 começou já no final de 2022, quando os fãs souberam que Lily Gao substituiria Jolene Anderson, que esteve no papel em Resident Evil 2 de 2019.

Escolher um ator sino-americano para interpretar a igualmente sino-americana Ada Wong parecia óbvio para alguns, mas outros ficaram indignados com a mudança. As coisas só pioraram quando Resident Evil 4 foi lançado em 24 de março e algumas pessoas discordaram do desempenho de Gao, chegando a fazer ataques online a atriz.

Continua depois da Publicidade

Os vulgos fãs começaram a assediar a dubladora de Ada Wong e a criticá-la duramente, tanto que Lily Gao apagou todas as suas postagens do Instagram, exceto uma. Pouco mais de uma semana depois, a atriz fez um novo post no Instagram para abordar diretamente o duro julgamento que recebeu de alguns jogadores de Resident Evil 4. “Embora as críticas sejam esperadas”, disse Gao, “não é a primeira vez que um ator de cor enfrenta assédio racista e sexista por simplesmente participar”.

No post do Instagram, Gao reitera seu apoio ao elenco autêntico, ou à contratação de atores que reflitam com precisão a cultura e os papéis que estão desempenhando. Fazer o contrário, diz a atriz, “desumaniza ainda mais a comunidade que eles procuram refletir”. A Ada Wong retratada por Gao no remake de Resident Evil 4, ela continua, é mais do que uma “mulher asiática sexualizada, erotizada e misteriosa”. Ela tem mais nuances e “absolutamente não é um estereótipo”.

Embora essa forte declaração aborde algumas das críticas dirigidas a Gao, a maior parte do feedback negativo foi focada na qualidade de seu desempenho. No entanto, essa é uma questão subjetiva contra a qual um ator não pode necessariamente se manifestar. E, de qualquer forma, ninguém deve ser assediado a tal ponto que sinta a necessidade de desaparecer das mídias sociais.

Felizmente, muitos fãs se manifestaram em apoio a Lily Gao, condenando o comportamento desagradável com o qual ela teve que lidar, e até mesmo o dublador que interpretou Leon Kennedy em Resident Evil 4 teve palavras de encorajamento para ela.

“Se as pessoas não estiverem felizes, essas serão as vozes mais altas”, disse o ator Nick Apostolides a Gao. “Não é que você não tenha apoio. São apenas aqueles que realmente precisam fazer suas vozes serem ouvidas on-line são os trolls do Twitter.”

Resident Evil 4 já está disponível para PC, PS4, PS5 e Xbox Series X/SClique aqui para conferir a review do jogo e aqui para assistir a gameplay.

Via: Game Rant/Instagram

CONTEÚDO RELACIONADO