Publicidade
Entenda os motivos

Starfield: Por que um dos melhores jogos de 2023 já está fora de cogitação para o prêmio de Jogo do Ano?

Como vários outros títulos notáveis lançados este ano, Starfield é potencialmente mais uma vítima do cenário de jogos absolutamente lotado de 2023.
Gostou? Compartilhe!
Starfield
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

Pouco mais de cinco anos desde a revelação do título e o trailer inicial na E3 2018, em setembro deste ano assistimos ao tão esperado lançamento do Starfield da Bethesda. Como seria de esperar, o título rapidamente alcançou o topo das paradas de vendas do Steam e do Xbox, tornando-se o título de venda mais rápida na história da Bethesda.

Apesar de uma recepção crítica em grande parte excelente, no entanto, as análises dos usuários sobre o título esfriaram, colocando em questão como Starfield poderia se sair na próxima corrida de Jogo do Ano naquele que foi potencialmente o ano de lançamento mais lotado da história. Infelizmente, parece que Starfield é mais uma vítima do cronograma de lançamentos absolutamente lotado de 2023.

Agora que a cadência de lançamentos de jogos fornece perpetuamente aos jogadores um novo jogo de qualidade quase todas as semanas, isso fez com que 2023 fosse um dos melhores anos em jogos, com base apenas nos dados de vendas. O grande número de jogos incríveis que 2023 trouxe aos jogadores é surpreendente, e em um ano com novos jogos como Zelda e Final Fantasy e sequências pelas quais os fãs esperaram mais de uma década, Starfield se torna um conto de advertência sobre o tempo de lançamento e a confiança na familiaridade.

Continua depois da Publicidade

Como Starfield se compara à concorrência

O primeiro obstáculo que impede a candidatura de Jogo do Ano de Starfield é o grande número de jogos incríveis que competem diretamente pelas honras deste ano. Desde janeiro e até dezembro, há nada menos que 2 games lançados quase todos os meses que são candidatos infalíveis ao Jogo do Ano, bem como vários outros que certamente serão indicados para outras categorias.

Para ver como Starfield pode se sair quando colocado lado a lado com Zelda: Tears of the Kingdom ou Baldur’s Gate 3, uma métrica útil é a crítica de cada jogo e a pontuação agregada do usuário, bem como suas pontuações no Steam, se aplicável.

GameRelease MonthMetacritic Score (Critic)Metacritic Score (User)Steam Rating (If Applicable
Dead Space (Remake)January89%88%“Very Positive” 91%
Hogwarts LegacyFebruary84%85%“Very Positive” 91%
Octopath Traveler 2February84%87%“Overwhelmingly Positive” 95%
Resident Evil 4 (Remake)March93%79%“Overwhelmingly Positive” 97%
Star Wars Jedi: SurvivorApril85%64%“Mixed” 64%
The Legend of Zelda: Tears of the KingdomMay96%83%N/A
Street Fighter 6June92%70%“Very Positive” 88%
Diablo 4June86%21%“Mixed” 58%
Final Fantasy 16June87%81%N/A
Pikmin 4July87%90%N/A
Remnant 2July80%69%“Very Positive” 83%
Baldur’s Gate 3August96%89%“Overwhelmingly Positive” 96%
Armored Core 6August86%80%“Very Positive” 89%
Sea of StarsAugust88%80%“Very Positive” 87%
StarfieldSeptember83%70%“Mostly Positive” 70%
Lies of PSeptember80%82%“Very Positive” 92%
Mortal Kombat 1September83%74%“Mostly Positive” 74%
Spider-Man 2October90%91%N/A
Super Mario Bros. WonderOctober92%91%N/A
Alan Wake 2October89%88%N/A (Epic Games Store exclusive)
Fonte: Steam

A recepção de Starfield pelos fãs

Uma das críticas mais pertinentes feitas em Starfield após seu lançamento e recepção dos fãs foi a dependência da mecânica que a Bethesda vem usando em seus jogos há mais de uma década. A promessa de Fallout 3 ou Skyrim no espaço era atraente para os fãs na época do anúncio do jogo, mas os anos seguintes (e, na verdade, os primeiros meses de 2023 que antecederam o lançamento de Starfield) consolidaram que um jogo não poderia tentar resistir, confiando demais no que os jogadores gostavam antes.

Starfield introduz alguns truques novos no manual, mas não da mesma maneira sísmica que Tears of the Kingdom ou Baldur’s Gate 3 redefinem seus respectivos gêneros daqui para frente. Além de se apoiar demais no que poderia ter funcionado no passado, a recepção dos fãs de Starfield mudou inegavelmente após seu lançamento.

À medida que os jogadores passam cada vez mais tempo e descobrem que seu envolvimento contínuo com Starfield é menos gratificante do que outros jogos, isso continua mudando em termos do que os jogadores indicados podem ver no Game Awards 2023.

Starfield é absolutamente um lançamento de qualidade, mas em um ano como 2023, simplesmente ser “bom” não é suficiente para ganhar as honras do ano.

Via: Steam/Game Rant/Xbox/Matt Karoglou

CONTEÚDO RELACIONADO