O Xbox original foi lançado em 15 de novembro de 2001, com quase exatamente 20 anos de idade. O jogador médio hoje é em torno de 35, o que significa que houve um console Xbox no mercado durante a maior parte de suas vidas. Muitos jogadores mais jovens, entretanto, nem tinham nascido ainda quando o primeiro Xbox foi lançado e por isso só puderam saber a respeito dele em matérias ou pelos seus pais.
Veja também:
Por esse motivo, a Microsoft decidiu colocar esses dois grupos juntos em um vídeo recente comemorando o aniversário de 20 anos do Xbox original. Enquanto os millennials (quem nasceu entre 1981 e 1996) assistiam e relembravam os velhos tempos, vários jogadores da Geração Z (corresponde aos nascidos a partir de 1995 até aproximadamente 2010, que são a transição do século XX para o século XXI) foram convidados a dar uma volta no Xbox em um quarto no estilo dos anos 2000.
O vídeo começa com uma rápida prévia de alguns dos jogadores da Geração Z ficando chocados com a máquina “retrô”. O mais velho do grupo tinha 22 anos. O jogador mais jovem tinha 13, o que significa que ela teria cerca de 1 quando a Microsoft descontinuou o Xbox original em todo o mundo. Os jogadores mais jovens pelo menos apreciaram a aparência da máquina antiga, embora a Microsoft os poupasse do antigo costume de carregar a caixa pesada escada acima.
O ato aparentemente simples de conectar o Xbox provou ser um desafio moderado, pois primeiro eles tiveram que localizar os três plugues RCA coloridos na grande TV CRT. Eles não pareciam ter muitos problemas para encontrar o botão liga / desliga, mas abrir a bandeja do disco exigiu algumas tentativas e erros. Os grandes controles “duke” do Xbox também provocaram uma reação. O controle original foi considerado superdimensionado em 2001, então a surpresa dos Gen Zs é compreensível. Os slots de cartão de memória / acessórios do controle também se mostraram um tanto misteriosos, com o garoto de 13 anos achando que eram para jogar em cartuchos.
Os jogadores mais jovens se saíram um pouco melhor quando experimentaram os títulos de lançamento do Xbox, Halo: Combat Evolved e Fuzion Frenzy. Eles pegaram ambos rapidamente, embora as diferenças entre os jogos modernos e os de 20 anos atrás fossem aparentes. Além dos gráficos, muitos da época careciam do que agora são considerados recursos modernos. Por exemplo, a trilogia Halo original não tinha um botão de sprint, que é padrão na maioria dos jogos de tiro em primeira pessoa de hoje.
Enquanto os jogadores da Geração Z voltavam no tempo, os Millennials assistiam e comentavam da outra sala. Os espectadores podem ver o momento exato em que um jogador veterano percebeu precisamente quanto significa o número 20 anos. Enquanto isso, um colega da Geração Y comentou sobre o quão avançado o Xbox original parecia em 2001.
Tanto a geração Y quanto a geração Z também compartilharam porque amam jogar, com ambos os grupos dando algumas respostas semelhantes. A capacidade de fazer coisas que de outra forma seriam impossíveis para eles, e ter um mundo próprio para controlar, parece ser um fio condutor em ambas as gerações. Eles também concordaram que a capacidade de jogar com outras pessoas online, uma grande parte do sucesso do Xbox Original, foi uma parte significativa do que os atraiu para os jogos então e agora.
Agora imagine como eles lidariam com os eletrônicos das gerações Silenciosa, Baby Boomers, X… e qual a sua?